Bonecas pretas: professora abre a 1ª loja virtual e fatura com representatividade

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Bonecas pretas: professora abre a 1ª loja virtual e fatura com representatividade
A loja virtual Aneesa está há um ano no mercado e vende bonecas pretas de variadas marcas. Foto: Divulgação

Olha que iniciativa incrível dessa professora! Jozi Belisiario, de 34 anos, montou a primeira loja virtual especializada em bonecas pretas da América Latina. O estoque com essas lindezas fica na casa dela, em Brasilândia, periferia de São Paulo. O espaço e representatividade se tornaram inspiração para as crianças da região.

A loja virtual Aneesa está há um ano no mercado e vende bonecas pretas de variadas marcas. Segundo Jozi, são adquiridas mensalmente entre 50 e 100 unidades por clientes em busca de alternativa para presentear meninas e meninos com brinquedos representativos.

“Ver crianças se sentindo representadas nas bonecas é um sentimento de missão cumprida. A representatividade negra salva vidas”, lembrou.

Como nasceu a ideia

Tudo começou quando ela teve dificuldades em encontrar diversidade em brinquedos no comércio de São Paulo. Jozi relatou que em 2017 leu um anúncio sobre uma coleção exclusiva de diversidade da Barbie.

Porém, após passar horas buscando pelo brinquedo no centro da cidade para presentear uma criança, saiu frustrada de lá. Em nenhuma loja encontrou a Barbie preta.

Frustrada, ela só encontrou uma boneca semelhante em um site de importação. Após meses de espera, o brinquedo chegou, deixando a professora encantada.

A boneca então se tornou seu amuleto. Ela levava o brinquedo em vários lugares e protestos e onde ia, despertava o interesse de outras mulheres pelo item.

“Em julho de 2018, fui à Marcha das Mulheres Negras, em São Paulo, e levei a boneca. Foi um auê! Todo mundo queria saber onde tinha e se eu vendia. Ali, eu já considerei abrir uma loja”.

Expansão da loja

Naquele mesmo ano, Jozi passou a encomendar as bonecas para venda. Na sala de casa, ela organizava e recebia os pedidos pelo Whatsapp e Instagram da loja.

Mas, foi em 2021 que essa empreendedora teve a ajuda que precisava para alavancar sua loja.

Ela participou do programa Shark Tank Brasil, reality show da Sony Channel.

Além de receber R$ 50 mil de duas investidoras, a popularidade do vídeo de apresentação no programa – com cerca de 2 milhões de visualizações – atraiu mais clientes e profissionais parceiros dispostos a construir um site, que hoje é o principal ponto de vendas das bonecas.

Que incrível!

Bonecas mais acessíveis

Além da originalidade das bonecas, já que muitas são personalizadas pela Jozi, elas têm valores mais acessíveis, como a boneca Luena, de apenas R$ 38,90.

E ela lembra que é um presente que não tem idade, para mulheres e meninas: “Há muitas mulheres que não tiveram bonecas na infância e elas querem presentear essa criança interna”.

As bonecas pretas são lindas, confira:

 

O estoque com bonecas fica em sua casa, em Brasilândia, periferia de São Paulo. Foto: Divulgação

O estoque com bonecas fica em sua casa, em Brasilândia, periferia de São Paulo. Foto: Divulgação

Jozi personaliza as bonecas. Foto: Redes Sociais

Jozi personaliza as bonecas. Foto: Redes Sociais

Bonecas têm valores acessíveis. Foto: Redes Sociais

Bonecas têm valores acessíveis. Foto: Redes Sociais

“Ver crianças se sentindo representadas nas bonecas é um sentimento de missão cumprida. A representatividade negra salva vidas”, disse. Foto: Redes Sociais

“Ver crianças se sentindo representadas nas bonecas é um sentimento de missão cumprida. A representatividade negra salva vidas”, disse. Foto: Redes Sociais

Com informações do Estadão