Garis alegres dançam funk na rua e alegria viraliza. “Dança para esquecer”

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Garis alegres dançam funk na rua e alegria viraliza. “Dança para esquecer”
Garis viralizaram após serem filmados dançando funk enquanto recolhiam lixo na cidade de Ceilândia. Foto: Reprodução/vídeo

A vida dos garis não é fácil. Mas três profissionais do Distrito Federal usam a alegria para enfrentar o trabalho pesado e eles viralizaram depois que apareceram dançando funk no meio da rua em plena madrugada. (assista ao vídeo abaixo)

Francisco Guilherme Araújo, Walisson Fernandes da Silva e Gustavo Pestana de Araújo foram filmados  enquanto recolhiam lixo na cidade de Ceilândia, a 34 km do Congresso Nacional, em Brasília.

“Trabalhar com lixo, além de ser cansativo, é arriscado também. Mas a gente procura se divertir um pouco para distrair”, disse Walisson Fernandes.

Correm o dia todo

Os garis entram no trabalho às 19h e ficam até de madrugada. Por dia, eles recolhem cerca de 15 toneladas de lixo. É muita coisa!

E só vão para casa quando finalizam a coleta de resíduos em todo o trecho previsto para o turno.

Gustavo, um dos garis dançarinos, contou que sente o preconceito na pele, e que dançar torna tudo mais leve.

“É um serviço muito discriminado pelas pessoas. Então a gente sempre dança para esquecer isso, entendeu?”, disse.

Fora os riscos! Não tem como não lembrarmos da extrema importância desses trabalhadores, que foram essenciais durante o pico da pandemia. Recolheram lixos que poderiam estar contaminados, enquanto a Covid ainda era uma incógnita. E mantiveram tudo limpo nas cidades.

Leveza e bom humor

E é com leveza e bom humor que eles enfrentam o trabalho pesado e cansativo. Os garis contaram que encontraram na dança um jeito gostoso de se divertir um pouco.

Francisco disse que, no dia do vídeo, o trio estava desanimado, por ser uma segunda-feira, o dia mais pesado de trabalho para os garis.

“Porque a gente não trabalha no domingo, né? Aí, quando a gente volta do fim de semana, a cidade está daquele jeito, cheia de lixo”, explicou.

“Aí a gente já saiu atrasado naquele dia. Já estava meio triste porque ia acabar mais tarde do que o normal. Mas a gente foi pego de surpresa com aquela música na rua, no meio da madrugada. A gente então animou o trecho. Porque quanto mais a gente anima, mais o tempo vai passando e a gente nem percebe”, contou Francisco.

As imagens foram publicadas pela página “Ceilândia Muita Treta”, e mostram o trio se divertindo ao lado caminhão da coleta de lixo do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

Aplausos para a alegria!

 

Com informações de SPiai e Ceilândia Muita Treta