Cabras e ovelhas evitam incêndios no campo na onda de calor na Europa

Quem diria que cabras e ovelha poderiam ajudar a evitar incêndios no campo? E elas estão fazendo isso na Espanha, nesses tempos em que a Europa enfrenta uma onda de calor muito forte. Incêndios florestais estão ocorrendo em diversos países. Barcelona, na Espanha, é uma das cidades atingidas.
E para prevenir que o fogo se alastre para áreas habitadas, 290 cabras e ovelhas estão sendo colocadas em pastos. É uma maneira natural de eliminar gramíneas e arbustos secos, que servem como combustível para grandes incêndios.
Ao pastar, os rebanhos criam áreas limpas que servem como bloqueadores em caso de fogo, impedindo que ele se alastre. “Não estamos inventando nada de novo aqui […] O que estamos fazendo é recuperar algo [uma cultura] que já existia e que estava desaparecendo”, disse Guillem Canaleta, da Fundação Pau Costa, organização sem fins lucrativos catalã que implementa a estratégia desde 2016 na província de Girona, perto de Barcelona.
Os mais novos “bombeiros”
As cabras e ovelhas foram alocadas em Collserola, parque natural da cidade e se tornaram os mais novos “bombeiros” para combater os incêndios que acontecem no local.
A ideia chamou a atenção de diversas nações que passam pelo mesmo problema na onda de calor na Europa.
Equilíbrio na biodiversidade
Além de eliminar todo o capim seco do local, os rebanhos são grandes semeadores e fertilizadores, equilibram a biodiversidade das plantas.
Os resultados do trabalho das cabras e ovelhas é considerado até melhor do que a limpeza mecânica do terreno, feita por máquinas ou humanos.
Agora, a cidade tem planos para expandir a atuação da brigada de quatro patas para até três rebanhos e potencialmente mais espaços verdes da cidade.
“Houve esse boom de moradores que queriam visitar os animais, tornou-se uma atividade familiar por excelência. Teve esse impacto social e cultural”, conta Guillem.
Estratégia é adotada em outros locais
Barcelona é mais uma cidade a adotar a estratégia, mas outras localidades também estão aproveitando a eficiência desses bombeiros fofos.
Na Califórnia, onde mais de 850 mil hectares foram consumidos por incêndios florestais em 2021, uma dúzia de empresas contratam cabras para pastoreio direcionado.
No norte de Portugal, cavalos ameaçados de extinção ajudam a poupar a reserva da Faia Brava.
Já na província canadense da Columbia Britânica, o gado também tem sido usado para limpar áreas em risco de incêndios florestais.
A cultura dos antigos é cada vez mais atual!
Com informações de Veja

Mulheres de 50 a 80 anos dançam balé e mostram que idade é só um número; vídeo
Idosa que comprou piano com 84 anos, toca aos 92 e impressiona professor; vídeo
Sai ranking das melhores cafeterias; tem 7 brasileiras na lista
Bairro da Liberdade (SP) é eleito um dos melhores destinos turísticos do mundo
Brasileiro João Fonseca é campeão do ATP 500 da Basileia e não contém as lágrimas
Idoso de 95 anos cria fã-clube de Taylor Swift em casa de repouso
Pai faz parto da própria filha em casa no DF; não deu tempo
Adolescente encontra US$ 3 mil, devolve e ganha US$ 10 mil de recompensa
Vizinha ouve gritos e salva menina que estava sendo abusada em casa no PR
Divulgada a primeira mochila voadora chinesa, atinge 100 km/hora; assista
Pitbull protege menino de 2 anos que saiu de casa e passou madrugada na rua
Desconhecidos e policiais levantam carro capotado e resgatam bebê preso; vídeo