Brasileiro, de 14, campeão mundial de Jiu-jitsu tem 200 medalhas. Busca patrocínio

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Brasileiro, de 14, campeão mundial de Jiu-jitsu tem 200 medalhas. Busca patrocínio
O jovem João além de se dedicar ao esporte, também ajuda em causas sociais - Foto: arquivo pessoal

Com apenas 14 anos, o cearense João Vítor, se tornou se tornou campeão mundial de Jiu-jitsu e busca patrocínio para unificar seu título junto ao Mundial da UEAJJF que ocorrerá no mês de novembro em Abu Dhabi nos Emirados Árabes.

Atualmente faixa verde de Jiu-jitsu, João tem alcançado excelentes resultados em todas as competições que participou, graças à disciplina, determinação e a constante rotina de treinos. Hoje, o jovem acumula mais de 200 medalhas, a maioria de ouro.

Para chegar a Campeão Mundial, João Vítor treinava a parte técnica do Jiu-Jitso durante quatro horas por dia – na Escola Nazareno Ferreira – e mais cinco horas semanais de fortalecimento através da musculação.

O treinamento especial dele é voltado para competições e focado em grandes eventos para o ano de 2022, como o Campeonato Brasileiro CBJJ, o Pan Kids na Flórida, o Mundial de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, e o AJP Tour em Portugal.

Também é protetor de animais

Nesse mês de agosto, João foi campeão novamente! Conquistou mais duas medalhas de ouro, uma no Bad Boy Classic International, no Centro de Formação Olímpica de Fortaleza e a segunda no Sul Americano IBJJF 2022, que aconteceu no Rio de Janeiro.

João, assim como sua mãe Fernanda Freires, é protetor de animais e se tornou embaixador da Organização Não Governamental – ONG ABRACE – Uma Causa Animal. Dessa forma ele leva o nome da instituição a todo lugar para buscar apoio e doações para animais carentes.

Teve pré-diabetes

Tudo começou em 2013, quando o atleta tinha apenas cinco anos e foi diagnosticado com pré-diabetes. Então a pediatra sugeriu um esporte.

Como o seu Herlânio Pessoa, pai de João, já tinha praticado Jiu-jitsu, ele resolveu matricular o filho em uma academia. Mas foi aos 12 anos que o adolescente viu que o esporte era mais que um hobby.

“Ali eu entendi que queria o Jiu-jitsu para a vida, como profissão. A minha vida melhorou em diversas coisas, como a questão de saúde, mentalidade e saber lidar com meus problemas. O Jiu-jitsu se tornou algo super importante na minha vida!” – destaca.

Além de toda a rotina de treinos, o jovem também é instrutor na mesma academia que treina. Ele dá aula para crianças. “Eles se inspiraram em mim, me veem como ídolo e isso é muito gratificante”, contou todo feliz.

Leia mais notícias boas:

Orgulho da família

A mãe do campeão, Fernanda Freires, é só orgulho do seu primogênito. Afirma que é um privilégio muito grande ter uma criança tão focada em casa.

“João é um filho maravilhoso, obediente, cheio de sonhos. João é uma criança extraordinária, falo criança porque para a mãe, os filhos nunca crescem. Ele tão novo e já professor e isso me enche de orgulho. Tudo que ele vem conquistando foi devido a muito esforço. Ele quer o Jiu-jitsu para a vida dele e tenho certeza que está indo pelo caminho certo”, afirmou.

De acordo com Fernanda, João tem um grande patrocinador, o Paraíba Bar, que realmente acredita no jovem lutador.

“João Flash Boy é um atleta de primeira mão e hoje faz parte da história do Paraíba Bar. Eu comecei a acreditar no João, lá no comecinho e essa vontade de ajudar foi crescendo vendo o esforço do garoto e de seu pai. Ele é um garoto sensacional, cheio de sonhos, cheio de objetivos, focado, dedicado a família, dedicado a Deus. E olhei para ele e disse: eu acredito em você e vou fazer o possível para você conseguir alcançar seu objetivo. Que outros empresários enxerguem o potencial do João e do esporte”.

Palavras do Tarcio Lira, conhecido como Paraíba, maior patrocinador do João. Ele acredita que o atleta tem tudo para realizar seu sonho e viver do Jiu-jitsu, se tornando referência para muita gente.

A mãe agradeceu, mas disse que é preciso mais para que o brasileiro possa participar de outros campeonatos.

“É lindo tudo o que ele [Paraíba] faz pelo João. Sou muito grata, pois se não fosse ele, João não conseguiria ter competido em tantos campeonatos. Mas ainda precisamos de patrocínio, pois hoje são só o pai do João e o Paraíba, mas nem sempre conseguimos”, lamentou.

Patrocínio para novas competições

Com esforço, dedicação e mérito, o atleta conquistou a Bolsa Esporte, ofertado pela Prefeitura de Fortaleza, que dá condições necessárias para que os atletas possam se dedicar em tempo integral ao treinamento esportivo e também participar de competições que permitam o desenvolvimento de suas carreiras.

Mesmo assim, ainda não é suficiente.A rotina intensa de treinos, alimentação adequada e campeonatos, principalmente os que acontecem fora de Fortaleza, demandam gastos enormes com passagens, traslados, hospedagens, alimentação e, por ser menor de idade, sempre deve estar acompanhado por um adulto responsável.

O patrocínio que ele busca é, justamente, para ajudar a pagar as despesas das competições que estão por vir. Trata-se de uma grande possibilidade de conquista da unificação do título do campeonato Mundial, o que elevaria ainda mais o histórico de conquistas para o esporte do estado do Ceará, na modalidade Jiu-jitsu.

“Apostamos muito no sonho do João e sonhamos com ele. As pessoas devem enxergar que o esporte é uma ponte para os competidores. João é um exemplo e trará muitas medalhas pra gente”, disse a mãe.

Atleta focado

João é tão focado que, na maioria das vezes, abre mão de sair com os amigos, porque seu maior sonho é ser reconhecido como grande lutador e dar muito orgulho ao Brasil.

“No sábado e domingo quando não tem campeonato vou à igreja, converso com os amigos. Mas eu priorizo o que quero na minha vida, pois penso nisso no futuro. O esporte é uma competição de verdade no dia a dia e não somente no campeonato. Se eu estou treinando mais que meu adversário, já estou um passo à frente dele e não o contrário. O dia a dia do atleta é uma competição. Então é preciso foco!” – conclui.

Incentivos para ajudar o atleta

É importante lembrar que os incentivos fiscais para empresas que investem em projetos sociais e atletas são muito vastos na nossa legislação. Além deles, ainda há uma melhora na imagem corporativa perante o seu público-alvo.

Então, se você tem uma empresa, ajudar o João Vítor, pode ser uma grande oportunidade para o seu negócio e também para todos os que fazem parte dele.

Para apoiar o jovem campeão mundial, pode acesse o Instagram @joao.flashboy ou ligue no número: (85) 9.9746-8533

Já estamos na torcida João!

O jovem se destacou entre outros lutadores no mundial - Foto: arquivo pessoal

O jovem se destacou entre outros lutadores no mundial – Foto: arquivo pessoal

João foi medalhista no Mundial de Abu Dhabi - Foto: arquivo pessoal

João foi medalhista no Mundial de Abu Dhabi – Foto: arquivo pessoal

Fonte: Agência Educa Mais Brasil