Fóssil de dinossauro pescoçudo e anão é encontrado no interior de SP

O fóssil de uma espécie de dinossauro foi descoberto na cidade de Ibirá, interior de SP. É o Ibirania parva, um dinossauro saurópode e anão. Conhecido como pescoçudo, é do grupo dos titanossauros e está entre as menores já conhecidas.
“Desde que os fósseis foram achados, já dava para saber que era um bicho de tamanho reduzido, mas a primeira hipótese sempre é a de que poderia se tratar de um indivíduo juvenil”, explica a paleontóloga Aline Ghilardi, professora da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e coautora do estudo que descreve a nova espécie.
O animal é comparado a um saurópode “normal”, que media mais de 30 metros, tinha entre 5 e 6 metros. A descoberta foi publicada no periódico científico Ameghiniana, na semana passada.
A espécie
Os dinossauros saurópodes, herbívoros conhecidos como “pescoçudos”, estão entre os maiores animais que já habitaram a Terra.
Comparando fósseis do Ibirania parva com os de seus parentes mais próximos, eles descobriram que o nanico tinha características únicas, principalmente no que diz respeito à estrutura das vértebras, o que indicava que poderia pertencer a uma espécie ainda não nomeada.
Essa é a primeira espécie anã documentada no continente americano e acrescenta novas informações sobre a evolução e a ocorrência de nanismo em dinossauros. Calcula-se que o Ibirania parva tenha vivido há pouco mais de 80 milhões de anos.
“O nanismo observado está associado à evolução de uma fauna endêmica em resposta às condições ambientais da Formação São José do Rio Preto, caracterizada por períodos prolongados de seca”, diz o estudo.
Outros fósseis de dinossauros já foram encontrados aqui no Brasil – como mostram os links em azul marcados acima – mas este anão é uma raridade que certamente vai ser estudada não apenas aqui no nosso país!
E dinossauros estão entre os mistérios do planeta que mais chamam a atenção de estudiosos e pessoas comuns como nós, não é mesmo?
Com informações de Acessa.com

Campanha de fotos em caixa de leite ajuda a encontrar pessoas desaparecidas no Brasil
Histórico! Lucas Pinheiro conquista a primeira medalha de ouro do Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno
Foliões cantam Baby Shark para bebê em sacada durante bloquinho no RJ
Jovem com paralisia cerebral termina faculdade de Desenvolvimento de Sistemas e comemora
Felca pede disque-denúcia para maus-tratos de animais após caso do cão Orelha
Desligue o wi-fi do celular antes de ir para o Carnaval; veja dicas de segurança
Ilia Malinin, o “Deus dos saltos quádruplos” se levanta após queda e leva ouro na Olimpíada de Inverno
Lais Souza conhece a dra. Tatiana Sampaio, da polilaminina, após 12 anos tetraplégica
Irmãos gêmeos do Sul são aprovados juntos em Medicina
Carnaval do bem: bloCão transforma fantasia em ajuda para cães resgatados
Brasileira é a primeira mulher a assumir orquestra na Alemanha em 130 anos de história
Cachorrinho aparece do nada e leva polícia até menino desaparecido