Fóssil de dinossauro pescoçudo e anão é encontrado no interior de SP

Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Fóssil de dinossauro pescoçudo e anão é encontrado no interior de SP
Essa é a primeira espécie de dinossauro anã documentada no continente americano. Foto: Divulgação

O fóssil de uma espécie de dinossauro foi descoberto na cidade de Ibirá, interior de SP. É o Ibirania parva, um dinossauro saurópode e anão. Conhecido como pescoçudo, é do grupo dos titanossauros e está entre as menores já conhecidas.

“Desde que os fósseis foram achados, já dava para saber que era um bicho de tamanho reduzido, mas a primeira hipótese sempre é a de que poderia se tratar de um indivíduo juvenil”, explica a paleontóloga Aline Ghilardi, professora da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e coautora do estudo que descreve a nova espécie.

O animal é comparado a um saurópode “normal”, que media mais de 30 metros, tinha entre 5 e 6 metros. A descoberta foi publicada no periódico científico Ameghiniana, na semana passada.

A espécie

Os dinossauros saurópodes, herbívoros conhecidos como “pescoçudos”, estão entre os maiores animais que já habitaram a Terra.

Comparando fósseis do Ibirania parva com os de seus parentes mais próximos, eles descobriram que o nanico tinha características únicas, principalmente no que diz respeito à estrutura das vértebras, o que indicava que poderia pertencer a uma espécie ainda não nomeada.

Essa é a primeira espécie anã documentada no continente americano e acrescenta novas informações sobre a evolução e a ocorrência de nanismo em dinossauros. Calcula-se que o Ibirania parva tenha vivido há pouco mais de 80 milhões de anos.

“O nanismo observado está associado à evolução de uma fauna endêmica em resposta às condições ambientais da Formação São José do Rio Preto, caracterizada por períodos prolongados de seca”, diz o estudo.

Outros fósseis de dinossauros já foram encontrados aqui no Brasil – como mostram os links em azul marcados acima – mas este anão é uma raridade que certamente vai ser estudada não apenas aqui no nosso país!

E dinossauros estão entre os mistérios do planeta que mais chamam a atenção de estudiosos e pessoas comuns como nós, não é mesmo?

Com informações de Acessa.com