Tratamento eficaz para ELA é descoberto por pesquisadores italianos

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Tratamento eficaz para ELA é descoberto por pesquisadores italianos
A cura para a ELA foi finalmente descoberta! O tratamento é feito por um medicamento - Foto: Pixabay

Esperança contra a ELA –  Esclerose Lateral Amiotrófica –  uma das doenças neuromusculares mais graves e que não tinha cura. Agora, pesquisadores italianos testaram um medicamento que desacelerou e reverteu a progressão clínica da doença.

E mais: esse tratamento eficaz, para pacientes com a mutação genética SOD1, pode dar expectativa de vida de 20 anos a eles. Esse grupo genético representa aproximadamente 168 mil pessoas em todo o mundo, que agora poderão ter a saúde restaurada e uma qualidade de vida mais saudável.

A pesquisa foi publicada no New England Journal of Medicine e assinada pelo professor Adriano Chiò, diretor do Centro Regional de Especialistas em ELA do Hospital Molinette da Cidade da Saúde de Turim.

A ELA foi a doença que vitimou o brilhante físico britânico Stephen Hawking, que morreu aos 76 anos, em 2018, no Reino Unido. (veja abaixo)

Tratamento acessível

O melhor de toda essa descoberta, é que a cura da ELA pode ser feita com um medicamento que já está sendo desenvolvido.

Os pesquisadores testaram o Tofersen (Biogen) que desacelerou e reverteu a progressão clínica da ELA.

Os pacientes tratados com Tofersen, experimentaram uma desaceleração no declínio da função clínica e respiratória e uma melhora na qualidade de vida, medidas-chave para as pessoas que vivem com essa doença devastadora.

Leia mais notícias boas:

Como se manifesta a ELA

A ELA tem um processo degenerativo e destrutivo dos neurônios motores, as células nervosas que gerenciam a mobilidade voluntária.

No início, a doença se manifesta com a paralisia de uma parte do corpo que, dentro de algumas semanas ou meses, se estende por outros órgãos, a ponto de induzir um estado de paralisia total.

Além de paralisar os quatro membros, a ELA passa a envolver, geralmente ao longo de alguns anos, a fala, deglutição e respiração.

A idade média de aparecimento da doença varia entre os 50 e os 70 anos e a hipótese é que exista uma predisposição genética, constatada em cerca de 5-10% dos casos. No entanto, outros fatores não conhecidos até o momento também podem favorecer seu aparecimento.

O que é o Tofersen

O medicamento Tofersen é um oligonucleotídeo antisense (ASO) que atua seletivamente no RNA mensageiro, bloqueando a síntese da proteína alterada.

Ele é administrado por punção lombar com alto nível de tolerabilidade. O efeito positivo da terapia é evidente durante o primeiro ano de tratamento e persiste ao longo do tempo.

Atualmente, a expectativa média de vida das pessoas com ELA é de três a cinco anos a partir do início dos sintomas.

Stephen Hawking, uma das vítimas da ELA, morreu em 2018 - Foto: Nasa

Stephen Hawking, uma das vítimas da ELA, morreu em 2018 – Foto: Nasa

A ELA provoca perda de movimentos em todo o corpo - Foto: Pixabay

A ELA provoca perda de movimentos em todo o corpo – Foto: Pixabay

Com informações de In Salute News