Bebê recebe 1º transplante de intestino de um doador falecido no mundo

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Bebê recebe 1º transplante de intestino de um doador falecido no mundo
Segundo o Governo de Madri, a inovação médica é resultado de três anos de investigação. Fotos: Divulgação

A bebezinha Emma, de 17 meses, passou por uma cirurgia inédita para tratar uma insuficiência intestinal. Ela recebeu o primeiro transplante de intestino a partir de um doador morto no mundo.

O caso foi divulgado nesta última terça-feira (11) pelos médicos do Hospital Universitário La Paz, em Madri, na Espanha.

Segundo o Governo de Madri, a inovação médica é resultado de três anos de pesquisas. Até então, o intestino de uma pessoa morta nunca havia sido utilizado por ser considerado inválido, dadas as características especiais do órgão.

A cirurgia

Emma foi diagnosticada ainda recém-nascida com síndrome do intestino curto, o que ocasionou insuficiência intestinal.

“Quando Emma, com apenas 1 mês, chegou à unidade (de saúde) com um intestino ultracurto, o pouco que comia era expulso. Era uma situação de falência intestinal e dependia de nutrição parenteral 24 horas por dia”, recordou, em entrevista ao site ABC Salud, Alida Alcolea, médica do hospital madrileno. A criança foi submetida a três cirurgias em cinco meses.

Nesta última cirurgia, ela passou por um transplante de intestino multivisceral, a partir de uma doação pediátrica controlada de assistolia (parada cardiorrespiratória).

A doação em “assistolia” consiste em doar órgãos e tecidos de uma pessoa atestada morta após a ausência de batimentos cardíacos e respiração espontânea.

Em geral, os transplantes ocorrem a partir de doadores com a chamada “morte cerebral” e que mantêm o funcionamento dos demais órgãos.

Neste caso, o doador não teve morte cerebral, mas suas funções cardíacas e respiratórias foram mantidas em atividade com ajuda de máquina depois que uma junta médica confirmou que seu quadro de parada cardiorrespiratória era irreversível.

Bebê recebeu alta

Além do intestino, Emma também recebeu um novo fígado, estômago, baço e pâncreas.

“A boa notícia é que a vida continua, e que Emma é muito corajosa. A cada dia, ela quer continuar vivendo”, disse a mãe da menina à imprensa espanhola.

A Bebê recebeu alta e está se recuperando muito bem!

Emma foi diagnosticada ainda recém-nascida com síndrome do intestino curto, o que ocasionou insuficiência intestinal. Foto: Divulgação

Emma foi diagnosticada ainda recém-nascida com síndrome do intestino curto, o que ocasionou insuficiência intestinal. Foto: Divulgação

Com informações de Correio Braziliense