Credor perdoa dívida de aposentado que ficou 5 meses sem dinheiro para comer

Olha a empatia! Um credor do Mato Grosso soube que um aposentado teve a aposentadoria suspensa após não pagar uma compra de R$ 720 e passou cinco meses sem ter o que comer em casa. Sabe o que ele fez? Perdoou a divida para o idoso voltar a receber o benefício.
Seu Francisco Silva de Oliveira, de 75 anos, ficou surpreso ao saber que sua dívida foi perdoada pelo empresário, que não teve o nome divulgado. O idoso tem baixa visão, deficiência nas mãos, diversas limitações físicas, sequelas de acidentes de trabalho e desgastes das muitas funções que já teve na vida.
Agora, o aposentado só quer continuar vivendo com fé e dignidade e agradeceu: “É fé em Deus e em Nossa Senhora, de todos os santos. Eu vou dormir sossegado”, contou.
Ele vive em uma vila Operária em Dom Aquino, a 172 km de Cuiabá.
Dívida reconhecida
Seu Francisco conta que em nenhum momento se opôs a pagar o valor da dívida. O débito foi feito quando ele pediu à irmã para comprar uma imagem de Nossa Senhora Aparecida e, ao tentar pagar o boleto, não conseguiu.
“Era uma santa elétrica, com pilhas e que rezava sozinha. Daí, o primeiro boleto eu dei o dinheiro para essa minha irmã pagar, mas o banco não quis receber”, disse.
Só que Francisco foi pego de surpresa ao ter a cobrança feita em juízo, que bloqueou por cinco meses a aposentadoria dele.
Ajuda de conhecidos
Durante o tempo em que ficou sem dinheiro, Francisco contou com ajuda da vizinha e irmã Francisca Chagas de Oliveira.
“A gente entregava alimento para ele e também levava algo para ele cozinhar a própria comida”, disse.
Ao acionar a Defensoria Pública, a equipe resolveu gravar um vídeo do momento em que ele assina o processo. Ao ver as imagens, o credor se comoveu com a situação de vulnerabilidade e desistiu de cobrar a dívida do aposentado.
“Sensível à situação de vulnerabilidade dele, o credor entendeu por bem que aquele valor era mais útil para ele do que para si, e abriu mão daquela cobrança”, explicou o defensor público Valdenir Luiz Pereira.
Leia mais notícias boas:
- CEO do Snapchat paga dívida estudantil de quase 300 recém-formados
- Pintor comilão ‘expulso’ de rodízio vira garoto-propaganda e paga dívidas
- Universidade cancela dívidas de estudantes graduados em 2020 e 2021
Solidariedade que conforta
A Justiça de Minas Gerais reconheceu o acordo, extinguiu o processo e determinou o desbloqueio do valor da conta de Francisco.
Na decisão, o juiz destacou a atitude solidária do credor, que reconheceu as limitações do idoso. O que eles não sabiam, porém, era de que o aposentado que teve a dívida perdoada também já fez muito pelos outros na vida.
Ele fabricou tijolos, trabalhou na roça, foi padeiro, confeiteiro e, junto com o pai dele, construiu a antiga escola da vila onde mora e, inclusive, foi até professor na unidade.
“Eu dei aulas de português, matemática, de tudo mesmo”, contou.
Que bom que a solidariedade e a generosidade prevaleceram!
 
     
    Com informações de Primeira Hora

 Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças” Mulher que salvou brasileira de estupro em trem será condecorada em Paris
Mulher que salvou brasileira de estupro em trem será condecorada em Paris Homens se unem para resgatar três baleias encalhadas em praia; vídeo
Homens se unem para resgatar três baleias encalhadas em praia; vídeo Cientistas criam vacina contra doença que mata elefantes selvagens e em cativeiro
Cientistas criam vacina contra doença que mata elefantes selvagens e em cativeiro Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR