Novembro terá eclipse lunar e 2 chuvas de estrelas cadentes. Veja!

Novembro começou e promete ser um mês espetacular para se observar fenômenos no céu.
Teremos um eclipse lunar, duas chuvas de estrelas cadentes e a oposição de um planeta, neste último mês do ano. Então marque na agenda e prepare-se!
Chuva de meteoros Táuridas
Detritos deixados pelo cometa Encke vão provocar a primeira chuva de estrelas cadentes do mês: as chamadas Táuridas do Sul, que aparecem primeiro, e os Táuridas do Norte, que poderão ser vistas ao mesmo tempo!
Quem perdeu a Táuridas Sul no dia 10 de outubro, poderá aproveitar a oportunidade para ver as Táuridas do Norte em seu máximo esplendor durante a noite de 12 de novembro, aponta o Instituto Nacional de Astrofísica, Óptica e Eletrônica (Inaoe) do México.
Melhor hora para ver
A média de ambas as chuvas é de aproximadamente 7 meteoros por hora.
“A melhor hora para procurar as Táuridas é depois da meia-noite, quando a constelação de Touro está alta no céu, que está escuro e limpo, sem a luz da Lua para cobrir os meteoros mais fracos”, observa a agência espacial.
“Em algum momento, as duas formações se juntam e os dois fenômenos são vistos ao mesmo tempo”, disse Fernanda Urrutia, astrônoma da área de comunicação e divulgação da NoirLab/AURA (Laboratório Nacional de Pesquisa em Astronomia Óptica-Infravermelha/ Associação de Universidades para a Investigação em Astronomia) do Chile.
Chuva de meteoros Leônidas
A segunda chuva de meteoros deste mês será a Leônidas. O pico máximo será na noite de 17 para 18 de novembro, segundo Fernanda Urrutia.
A taxa máxima observável prevista para este evento é de 10 a 15 meteoros por hora e ele poderá ser visto do Hemisfério Sul.
De acordo com a NASA, os pedaços de lixo espacial que interagem com a atmosfera da Terra para criar as Leônidas são originários do cometa 55P/Tempel-Tuttle.
Ele leva 33 anos (da Terra) para orbitar ao redor do Sol uma vez.
“Os espectadores na Terra vão experimentar uma tempestade que pode atingir o pico com centenas a milhares de meteoros vistos por hora”. A última vez que isso aconteceu foi em 2002.
Eclipse total da Lua
Dias antes, em 8 de novembro, teremos o eclipse lunar total.
Isso se dá quando o satélite da Terra é coberto pela sombra deste planeta, indica a Nasa.
O evento poderá ser visto principalmente na América do Norte, no leste da Ásia e da Oceania. Infelizmente, será difícil de ser percebido na América Latina, porque ocorrerá durante a madrugada, explica Urrutia.
A Nasa sugere o uso de um par de binóculos que ampliem a visão e permitam aproveitar ainda mais o fenômeno.
Durante um eclipse lunar total, a Terra bloqueia a luz do Sol, mas indiretamente ainda consegue iluminar o satélite. No entanto, quando a luz solar passa pela atmosfera da Terra, ela filtra a maior parte da luz azul, explica a Nasa.
Vai dar para ver Urano
Um dia depois, em 9 de novembro, Urano estará em oposição, informou Fernanda Urrutia.
Neste momento, o oitavo planeta do sistema solar se coloca em linha reta com a Terra e o Sol. Ao mesmo tempo, estará no perigeu (distância mínima da Terra).
Será um bom momento para observar o corpo celeste, porque toda a sua face visível estará iluminada pelo Sol e, ao estar mais próxima, o astro parecerá maior e mais iluminado do que em outros momentos do ano, afirmou Fernanda Urrutia em artigo da National Geographic.
Para aproveitar a oposição, Fernanda Urrutia recomenda usar um par de binóculos ou um telescópio.
Com informações da NGB

Plataforma brasileira de educação para autistas ganha prêmio nos Emirados Árabes
Ernesto Paglia é o novo apresentador do Roda Viva, da TV Cultura
Remake de Dona Beja, novela sucesso da Manchete, tem data de estreia global na HBO Max
Burger King contrata Roberto, abandonado no Pico Paraná, para campanha sobre amizade
Como Matt Damon ajudou o amigo Ben Affleck durante vício e divórcios
Cachorro mais inteligente reconhece 200 brinquedos pelo nome
Empresário bilionário compra condomínio de luxo para trabalhadores morarem
Brasileiro mostra marmita que esquenta sozinha, sem microondas, e custa 4 reais; vídeo
Conheça o empresário brasileiro que já plantou 400 mil árvores em risco de extinção no PR
Cachorrinha resgatada com pelos emaranhados ganha tosa, fica linda e é adotada; viralizou
Filha encontra mãe biológica após 37 anos separadas