Mulher que era faxineira para pagar estudos hoje é engenheira da Nasa

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Mulher que era faxineira para pagar estudos hoje é engenheira da Nasa
A colombiana Diana Trijillo saiu de casa com apenas 300 dólares no bolso e foi em busca do seu sonho. Foto: Reprodução

De faxineira a engenheira da Nasa! Esta é a história de superação da colombiana Diana Trijillo, uma mulher que saiu de casa com apenas 300 dólares no bolso e foi em busca do seu sonho. Apaixonada por ciência, ela chegou aos EUA e trabalhou como faxineira para pagar os estudos.

E no mês passado ela participou de um novo marco. Pela primeira vez duas pessoas falaram espanhol entre a Terra e o espaço sideral na Estação Espacial Internacional. Diana conversou com com o salvadorenho Frank Rubio, que atualmente é astronauta da ISS e está fora do nosso planeta há mais de um mês como parte da Expedição 68, um projeto da Nasa Artemis.

Foi mais uma quebra de paradigmas na vida dessa mulher de 38 anos que se tornou engenheira na Nasa. Pouco tempo após entrar na instituição, Diana foi convidada pelo especialista em robôs Brian Roberts a se juntar à sua equipe de pesquisa de robôs espaciais na Universidade de Maryland.

“Vi tudo vindo em minha direção como uma oportunidade”, disse Diana.

A longa jornada que levou ao sucesso

Quando completou 17 anos, Diana saiu de seu país e foi para os Estados Unidos estudar.

Morando em Miami, fez faxinas para bancar seus estudos de inglês e, mais tarde, entrou para a Miami Dade College, onde estudou engenharia aeroespecial.

Não foi fácil. Às vezes ela tinha que pegar seis ônibus só para chegar à aula.

Outros dias ela estava limpando banheiros para ajudar a pagar seus estudos. Mas ela não reclamou.

“Eu pensava, ‘estou feliz por ter um emprego e poder comprar comida e ter uma casa para dormir’”, contou.

Agarrou a oportunidade

Então veio outro momento de mudança de vida para Diana. Um de seus professores mencionou casualmente que conhecia um astronauta. Perceber que ela estava a “apenas uma pessoa longe de conhecer um astronauta” foi o suficiente para materializar os objetivos de carreira de Diana.

Ela continuou com seus estudos e se tornou a primeira mulher hispânica a ser admitida na Academia da NASA. E Diana se saiu tão bem que foi uma das duas únicas alunas a receber uma oferta de emprego da prestigiosa instituição norte-americana.

Nasa

Enquanto estava na Academia da NASA, ela foi apresentada ao especialista em robôs Brian Roberts. Quando ele viu o potencial de Diana, a convidou para se juntar à sua equipe de pesquisa em robótica espacial da NASA na Universidade de Maryland, onde ela se formou em Engenharia Aeroespacial em 2007.

Mais tarde naquele ano, ela se tornou integrante da equipe do Goddard Space Flight Center da NASA.

Desde então, Diana Trujillo tem desempenhado muitos cargos na agência espacial dos Estados Unidos, inclusive como Líder de Missão do Curiosity Rover em 2014 – pelo qual ela foi indicada como uma das 20 latinas mais influentes na indústria de tecnologia.

Que inspiração essa mulher!

Apaixonado por ciência, quando completou 17 anos, Diana saiu de seu país e foi para os Estados Unidos estudar. Foto: Reprodução

Apaixonado por ciência, quando completou 17 anos, Diana saiu de seu país e foi para os Estados Unidos estudar. Foto: Reprodução

Com informações de Colombia.com