Posse de Lula não terá tiros de canhão, para proteger autistas e animais sensíveis a barulhos

A posse do presidente eleito Lula não terá os 21 tiros de canhão, tradição nas posses presidenciais, nem fogos de artifício. Eles deverão ser substituídos para poupar pessoas autistas sensíveis a barulhos e também animais de estimação.
A informação foi dada pela futura primeira-dama Janja, responsável pelos preparativos da posse. Ela disse que tomou a decisão depois ouvir pessoas ligadas a instituições da causa autista e do Meio Ambiente.
“A coordenadoria [da posse] vai atender essa demanda da sociedade civil. Estamos atendendo pessoas que têm perturbação com barulhos excessivos. Achei importante chamar essas instituições para fazer essa conversa porque foi uma demanda que, durante a campanha presidencial, muitos pais de autistas conversaram comigo e com o presidente Lula”, disse Janja.
Hipersensibilidade ao som
Janja afirmou que pais de autistas a procuraram com os pedidos e necessidades desse grupo, daí veio a necessidade de adaptar a posse para que todos possam participar.
Pessoas autistas e animais são altamente sensíveis a esses barulhos. Sons altos de fogos de artifícios e no caso também dos canhões, geram angústias e sofrimentos incapacitantes.
Estudos estimam que entre 56% e 80% das pessoas no espectro do autismo apresentam a hipersensibilidade, ou seja, elas sentem demais os estímulos do ambiente, como o som.
No caso dos animais, assustados, eles acabam fugindo de casa e até mesmo se machucando ao tentarem fugir do barulho.
Substituição
Janja disse que está conversando com a equipe para a substituição dos tiros de canhão e dos fogos de artifício e já tem algumas ideias para agradar a todos.
“A salva de canhão a gente vai analisar e talvez substituir por algo que contemple o que a salva de tiros significa. São 21 tiros de canhão que estão no protocolo inicial da posse. A gente vai conversar. Eu já tive algumas ideias e vamos ver como podemos fazer isso”, afirmou.
Caso haja queima de fogos de artifício, os artefatos também deverão ser sem ruídos.
Ponto para Janja!
Com informações de Estado de Minas

Debate da Globo terá checagem de fake news online feita pelo ICL Notícias; saiba como assistir
Brasil supera Arábia Saudita e se torna 2º maior fornecedor de petróleo para a China
“Bom diaaa!” Agricultor de 70 anos conversa com família de ratões-do-banhado e derrete corações; vídeo
Bebês internados ganham toucas divertidas feitas por profissionais de hospital em Fortaleza; fotos
É nesta madrugada! Chuva de meteoros do cometa Halley poderá ser vista em todo o Brasil
Canal Exército do Lula ultrapassa 7 milhões de seguidores no WhatsApp e Janones faz anúncio: vídeo
Espetáculo da natureza: flores rosas surgem após primeiras chuvas e encantam na Caatinga da Bahia; vídeo
Barbeiro encontra R$ 690 mil em dinheiro esquecido em caixa eletrônico e devolve tudo; vídeo
Cachorrinho tenta ajudar a empurrar maca de tutor ferido e emociona equipe de hospital; vídeo
Do desfile em casa à passarela da Victoria’s Secret: conheça a brasileira Luiza Perote; vídeo
Lutadora jiu-jítsu de 14 anos imobiliza ladrão armado que invadiu a casa da família em SC; vídeo