Artista brasileiro com Down vence preconceito e expõe obras no DF e Europa. VÍDEO

Conhece o artista plástico brasileiro Lucio Piantino? Ele tem síndrome de Down e é muito talentoso! Lúcio tem 27 anos e precisou enfrentar o preconceito para ser reconhecido. E conseguiu!
Hoje ele está expondo suas obras no Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília, Distrito Federal e elas também chegaram à Europa. (vídeo abaixo)
Lucio cresceu numa família de artistas e pinta desde os 13 anos. Ele comemora os 14 anos de carreira com a exposição “Minha Outra Metade” em Brasília (DF). “Pintar é a minha vida, a forma que eu tenho de me expressar e fazer as pessoas sorrirem”, disse o artista plástico.
Família de artistas
Lucio adora hip-hop, grafite e o break. Ele cresceu em meio à música e tintas. O jovem foi o primeiro artista com Síndrome de Down a compor o cadastro de artistas plásticos do Distrito Federal.
Aos 13, o jovem criou a primeira obra, e aos 18, fez o trabalho denominado Autorretrato inacabado.
“Isso porque talvez aquele não era mais ele exatamente, mas uma parte do seu processo. Notei as suas pinturas, como uma jornada diária de se fazer e refazer, buscando, dia a dia, a construção da identidade própria dele no espaço”, disse a curadora e também mãe do artista, Lurdinha.
Preconceito
Lucio venceu o preconceito e até mesmo a exclusão por parte das pessoas que o discriminavam.
A resposta do artista a todo esse preconceito foi uma grande exposição, em 2014, em um importante Museu da Europa, na cidade de Perúgia, na Itália.
No Brasil, ele já realizou 10 exposições.
Hip-hop e grafite
Após experimentar pigmentos orgânicos, além de outros materiais, Lucio encontrou a matéria-prima que define a identidade de suas obras: o spray.
O hip-hop, o grafite e o break são os elementos que marcam a personalidade dele.
A exposição aberta
A nova exposição de Lucio Piantino traz 27 telas, 13 delas inéditas.
Você pode conferir o trabalho do artista plástico na Praça Central do Espaço Cultural Renato Russo, na Asa Sul, em Brasília.
A mostra, com entrada gratuita, fica aberta das 10h às 20h, de terça-feira a domingo, até o dia 8 de janeiro.
Com informações do Awebic

Alok usa tecnologia de drones dos shows para reflorestar a Mata Atlântica; vídeo
Antônio Fagundes revela que lê e decora textos na hora, antes de gravar novela: memória fotográfica
Bebês prematuros internados ganham ensaio fotográfico lindo da Copa do Mundo; veja
Araras raras nascem em São Paulo com ajuda da mão humana; preservação
Brasil começa a pagar pensão para filhos órfãos de vítimas de feminicídio; veja quem tem direito
Professora salvou idoso segundos antes de o trem passar no PR: “mão de Deus”; vídeo
Brasil é ouro na ginástica com fitas ao som de “Tacacá”, de Joelma; vídeo
Mulher salvou pássaro ferido e agora ele volta todo dia com “presentes” pra ela; vídeo
“Dê block no Tigrinho”: veja artistas que se uniram contra a dependência no jogo no Brasil; vídeo
Lilly anuncia nova injeção em dose única que baixa colesterol em 66%; desliga o gene
Menina de 7 anos que passou a vida toda no hospital tem alta, festa e aplausos na despedida; vídeo
Corredor ajuda atleta exausta a terminar maratona, e emociona a plateia; vídeo