Homem que vendia drogas na comunidade se redime e hoje ajuda a recuperar jovens

Que história incrível e inspiradora! O mesmo homem que vendia drogas na comunidade, fez vários jovens se tornarem dependentes, perdeu a própria família e amigos em tiroteios e quase morreu também, hoje ajuda a mesma comunidade a se recuperar da violência, da fome, do desemprego e das drogas.
A vida de Tyrique Glasgow mudou completamente nos últimos anos e foi justamente na prisão que caiu a ficha. O ex-traficante decidiu se redimir, reconstruir a comunidade que ajudou a destruir no passado e ajudar a recuperar os jovens dependentes.
Tyrique abriu a ONG Young Chances Foundation, construiu um centro comunitário e, no mesmo quarteirão onde vendia drogas, hoje ele leva tratamento de dependência química, treinamento profissional para os jovens conseguirem emprego, além de doar roupas, alimentos, livros e brinquedos para pessoas carentes. “Isso ajuda a reduzir a pobreza, o estresse, o trauma”, disse ele. “E quando sua qualidade de vida aumenta, o crime diminui”, afirmou.
Teve uma vida horrível
Tyrique sempre morou no mesmo bairro na Philadelphia, nos Estados Unidos, e conviveu com a violência armada. Durante toda a vida ele perdeu vários familiares e amigos em tiroteios. Aos 15 anos, foi sugado para a vida nas ruas e passou a vender drogas e controlar um quarteirão específico do bairro.
Nesse tempo de envolvimento com o crime, Tyrique foi baleado 11 vezes, até que em 2006 acabou preso por tráfico. E foi justamente na prisão que ele teve tempo para pensar, refletir e teve a ideia de reescrever a própria história, agora pelo lado do bem.
“Comecei a ver o que estava fazendo de errado”, disse ele. “O intervalo definitivamente era necessário.”
A virada
Quando voltou para casa em 2011, ele viu a primeira oportunidade de mudança ao ser convidado, por um garotinho do bairro, para treinar o time de futebol americano da vizinhança.
“As crianças realmente me deram um propósito […] Cansei de minha comunidade me seguir em uma direção negativa e queria que eles me seguissem em uma direção positiva”, disse Tyrique.
Do time de futebol, Tyrique iniciou outros projetos, com turmas dança feminina e, em 2012, fundou a Young Chances Foundation para ajudar a dar aos jovens uma chance de vida melhor.
Centro comunitário
Hoje projeto cresceu e também inclui acampamentos de verão, eventos de férias e atividades extracurriculares.
O centro comunitário terminou de ser construído há 3 anos leva apoio para toda a vizinhança.
Agora, no quarteirão onde vendia drogas, ele fornece comida duas vezes por semana, itens essenciais – mantimentos, fraldas, roupas, material escolar e EPI -, tudo sem cobrar nada.
“Os mesmos que davam coisas negativas, agora podem dar recursos positivos”, disse ele.
Leia mais notícias boas:
- Melhores amigas ganham 1 milhão de dólares na loteria e ajudam comunidade
- Fotógrafa ajuda comunidade a restaurar fotos de famílias destruídas pelo furacão
- Jovem funda escolinha de futebol só para meninas em comunidade de SP
Mais qualidade de vida para todos
Este ano, Tyrique deu mais um passo com o centro e passou também a ajudar no direcionamento dos jovens. “Eles me aceitam porque não aponto o dedo para eles. Eu olho para eles e me vejo. Eu sou um deles.”
Ele também fez uma parceria com a polícia, que leva palestras, realiza mesas redondas e outros eventos de conscientização.
“Ver os policiais sob uma luz diferente gera confiança e aumenta a confiança. (Os policiais) construíram essa mesma confiança comigo”, disse Tyrique. “Eles precisam ver que todos os policiais não são ruins.”
Tyrique é a prova viva de que sempre é tempo para se arrepender dos erros e mudar o rumo dessa vida! É preciso dar o primeiro passo.
Veja:
Com informações do The Philadelphia Inquirer

Flagrante: pai salva dois filhos que se afogavam na piscina de casa; vídeo
Moradores ajudam a salvar mulher que caiu com carro no rio em SC; vídeo
Jovem médico se emociona com presente simples que recebeu de paciente idosa; gratidão
PM resgata cachorrinha que viveu 15 anos presa em situação de maus-tratos
Herói: paramédico de folga salva menina de incêndio em casa
Bombeiros salvam mulher que teve parada cardíaca após atropelamento no DF
Veneno de escorpião poderá ser usado para combater câncer de mama; estudo brasileiro
Brasil zera transmissão do HIV de mãe para filho; menor índice de mortes por Aids em 30 anos
Tocar e ouvir música pode reduzir demência em 35%, em idosos, revela estudo
Mariah Carey passa Taylor Swift e lidera ranking de streaming com sucesso de Natal