Vitória: petições online conseguiram final feliz para 110 lutas de brasileiros em 2022

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Vitória: petições online conseguiram final feliz para 110 lutas de brasileiros em 2022
Campanhas de petições online ajudam a impactar grandes causas em 2022 - Foto: Startup StockPhotos / Pixabay

Ter um desafio para enfrentar, uma causa para ganhar, um direito para conquistar. Quando as pessoas se unem para mudar o final de petições online, o resultado é lindo de se ver. Este ano foram 110 histórias que conquistaram um final feliz graças à união de muitos.

O dado faz parte de um levantamento feito pela maior plataforma de abaixo-assinados online do Brasil, a Change.org, e divulgado com exclusividade ao “Só Notícia Boa”.

Com 10 anos de existência no País, a plataforma termina o ano de 2022 acumulando 1,2 mil notícias boas para contar. Nossa equipe relembra, agora, quatro dessas histórias de inspiração.

Medicamento que salva vidas

Imagina ter um filho com uma doença rara e saber que o medicamento para o tratamento dele é um dos mais caros do mundo.

Essa é a realidade de muitos pais de crianças com Atrofia Muscular Espinhal (AME), doença genética e degenerativa, que possui quatro tipos com diferentes gravidades e compromete a sobrevivência dos neurônios motores.

Incansáveis, pais de crianças com AME lutaram pela inclusão de medicamentos de alto custo no Sistema Único de Saúde (SUS). Depois de quatro anos, eles obtiveram uma vitória que ajudará a salvar vidas.

Em março, o Risdiplam, primeiro remédio da história de uso oral para o tratamento dessa doença rara, foi incorporado ao sistema de saúde pública do Brasil.

Uma mobilização, que reuniu 194 mil apoiadores em uma petição online, serviu de apoio durante os anos de luta, reforçando o apelo dessas mães e desses pais. Uma vitória que impacta vidas! A campanha foi encabeçada pela Associação Unidos pela Cura da AME – veja aqui.

Meio ambiente e História preservados

Em maio, foi a vez de comemorar o final feliz de uma mobilização que engajou 40 mil pessoas na luta pela preservação do meio ambiente e de parte da nossa História.

Um sítio arqueológico localizado em Minas Gerais, em uma área de proteção ambiental e onde foram encontrados os ossos de “Luzia”, considerado o testemunho humano mais antigo das Américas, entrou na mira de um projeto para construção de uma fábrica de cerveja.

A fim de impedir um colapso hídrico e ambiental na região, bem como garantir a preservação do patrimônio de arqueologia, paleontologia, espeleologia e biologia, a mobilização foi lançada. A repercussão foi tanta que a fábrica desistiu do projeto – confira aqui.

Em defesa dos animais sempre!

Outro caso de inspiração que demonstrou que a união faz a força foi a história do gatinho bibliotecário Lelo.

O felino, que morava entre os livros de uma biblioteca pública na cidade de Guaxupé, em Minas Gerais, foi alvo de uma reclamação para ser retirado do local.

Rapidamente, frequentadores da biblioteca e protetores dos animais se mobilizaram para que o gatinho pudesse retornar ao espaço que escolheu como lar. Em pouco tempo, eles reuniram mais de 11 mil assinaturas em uma petição online, hospedada na Change.org.

A campanha deu tão certo que, além de ganhar o direito de voltar a viver entre os livros, Lelo, o gatinho bibliotecário, foi reconhecido como “animal comunitário” pela Prefeitura. O “Só Notícia Boa” contou essa história em detalhes. Confira a matéria especial na íntegra.

Dignidade às mulheres

Outra vitória decorrente de forte mobilização online foi a aprovação da lei nacional de número 14.214/2021, que criou o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual.

A pobreza menstrual, que se caracteriza pela falta de condições de mulheres e meninas comprarem absorventes higiênicos, é uma triste realidade no Brasil. Para dar dignidade a todas as pessoas que menstruam, neste ano, foi aprovada a distribuição gratuita de absorventes para estudantes carentes, mulheres em situação de vulnerabilidade, além de presidiárias.

A conquista, que demandou forte mobilização para a derrubada de um veto presidencial contra a lei, representa uma vitória na promoção da saúde menstrual. Milhares de pessoas se uniram em uma petição pela aprovação da lei, fazendo, assim, parte desta boa notícia – veja aqui.

A união faz a força

Casos como esses são apenas alguns exemplos de histórias de lutas e vitórias de pessoas comuns. Mas sabe o que essas conquistas têm em igual? Alguém que acreditou no poder da mudança, tomou uma iniciativa e descobriu que a união realmente faz a força!

Além das histórias citadas aqui, também contamos outras em parceria com a plataforma Change.org, como a vitória das Búfalas de Brotas, do Nobel da Paz para o Padre Júlio Lancellotti, da luta da mãe do menino Miguel, das madrastas que mudaram a definição da palavra no Google e do jovem Gabriel que sonha em salvar o Pantanal!

E que em 2023 possamos transformar ainda mais!

Graças ao apelo popular, Lelo voltou a viver como gosta: entre os livros. - Foto: Reprodução Instagram

Graças ao apelo popular, Lelo voltou a viver como gosta: entre os livros. – Foto: Reprodução Instagram

Vitória das mulheres! Lei distribuirá absorventes gratuitamente no Brasil. - Foto: Burin Kul por Pixabay

Vitória das mulheres! Lei distribuirá absorventes gratuitamente no Brasil. – Foto: Burin Kul por Pixabay