Motorista de ônibus escolar ensina crianças a ler e vira ídolo dos alunos

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Motorista de ônibus escolar ensina crianças a ler e vira ídolo dos alunos
O motorista ensina crianças da pré-escola que têm dificuldade com leitura e escrita - Foto: Alex Bakley

Uma missão e tanto! Um motorista do ônibus escolar aproveita as rotas que faz todos os dias para buscar  os alunos e também ensinar as crianças a ler e escrever. E ele faz isso por puro prazer!

O pequeno projeto começou quando ele notou que um aluno do jardim de infância parecia um pouco triste e indisposto durante o trajeto para escola. O motorista descobriu que o garotinho estava com dificuldades com leitura e decidiu que o ajudaria. Desde então, ele tem feito isso com vários outros pequenos.

“Os motoristas de ônibus são os olhos e os ouvidos dos alunos quando estão longe de casa […] Temos um dom incrível para discernir o que as crianças estão sentindo”, disse Herman Cruse, de 55 anos. Ele é de Nova Jersey, Estados Unidos.

Reforço escolar 

Herman lembra que o primeiro “aluno” dele não conseguia ler e nem escrever direito porque os pais estavam ocupados com seus quatro irmãos em casa. O menino explicou que era difícil encontrar um tempo exclusivo para as atividades.

“Eu disse a ele: ‘Escute, tenho algum tempo livre e, se não se importar, gostaria de ir à escola e ler com você’”, disse o motorista.

Herman recebeu permissão do professor da criança de 6 anos, Alex Bakley, para aparecer na sala de aula do jardim de infância na semana seguinte.

Quando ele entrou, ele disse que o menino gritou: “Ei, esse é o meu motorista de ônibus!”

“Fomos para um canto sossegado e começamos a ler juntos”, disse o motorista. “Era um livro chamado ‘I Like Lunch’, sobre um menino que gosta de sanduíches, um menino que gosta de maçãs, um menino que gosta de biscoitos e um menino que gosta de leite”.

“Então ele leu para mim, eu li para ele e lemos juntos, e a partir daí, ganhou vida própria”, continuou.

“Um segundo aluno quis ler para mim, depois um terceiro. Todas essas crianças iam ao professor perguntando: ‘Posso ler com o Sr. Herman?’”

Trajeto mais divertido

Herman explicou que quando a história se espalhou, ele passou a receber telefonema dos pais, pedindo que ajudassem outros estudantes. Como ele transporta alunos de várias idades, passou a utilizar o tempo do trajeto para criar atividades entre eles.

Hoje o motorista tem 18 alunos do jardim de infância com escrita e outra turma do jardim de infância com leitura. As “aulas” acontecem dois dias por semana e, no terceiro dia, ele dá aulas particulares aos alunos da primeira e segunda séries da escola, sem cobrar nada.

Leia mais notícias boas:

Novos filhos

Herman conta que o professor Alex ficou muito feliz em poder ter o motorista-professor ajudando outros colegas na classe. O educador até deu um nome para a turma: “Filhos do Sr. Herman”.

“Herman é pateta, bobo e super positivo e as crianças o amam”, disse Alex.

“Ele é uma luz brilhante em nossa escola que faz todas as crianças se sentirem amadas e ouvidas – todas são atraídas por sua energia”, explicou.

O diretor da escola, Christian Paskalides, disse que todas as crianças da instituição admiram o motorista, dentro e fora do ônibus escolar.

“Ele é apenas um cara muito gentil e está claro que isso é uma paixão para ele”, concluiu.

Herman disse que tem satisfação em ensinar os estudantes - Foto: Alex Bakley

Herman, o motorista que ensina crianças, disse que tem satisfação em ajudar os estudantes – Foto: Alex Bakley

Com informações de Washigton Post