Pela 1ª vez na história, mulher é Comandante-Geral dos Bombeiros do DF

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Pela 1ª vez na história, mulher é Comandante-Geral dos Bombeiros do DF
A Coronel Mônica é a 1ª mulher a assumir o Comando-Geral do CBMDF - Foto: Reprodução / Redes sociais

Sim, mulher poder ser tudo o que ela quiser e, a partir de agora, a Coronel Mônica de Mesquita Miranda faz história! Ela será a primeira Comandante-Geral do CBMDF, Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e vai chefiar quase 10 mil oficiais.

Natural de Brasília, ela graduada em psicologia, casada e mãe de três filhas.

O CBMDF informou que Mônica Miranda ingressou no curso de formação de oficiais CBMDF em 1993 e atuava como ouvidora na Casa Militar do Governo do Distrito Federal (GDF) desde novembro de 2020.

Ela é oficial do Quadro de Combatentes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

Curso LGBT

A Coronel Mônica Miranda fez Curso de Aperfeiçoamento de oficiais em administração Corporativa, Curso de Altos Estudos para Oficiais e “Curso de Segurança Pública e LGBT”.

Entre as principais funções, a Coronel ocupou o cargo de comandante do Centro de Assistência Bombeiro Militar, atuou na Diretoria de Ensino CBMDF, Diretoria de Investigação de Incêndio CBMDF dentre outras.

A nova Comandante-Geral do CBMDF foi condecorada com a Medalha Dom Pedro II e Ordem do Mérito Aeronáutico.

Saiu no Diário Oficial do DF

Por ordem do governador reeleito Ibaneis Rocha (MDB) a Coronel Mônica de Mesquita Miranda vai substituir o coronel Alan Alexandre Araújo. Uma mulher num posto historicamente ocupado por homens!

A mudança na chefia da corporação saiu na edição do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira, 4 de janeiro de 2023. Data histórica! E os próprios bombeiros confirmaram nas redes sociais:

“A Comandante Mônica de Mesquita Miranda é a primeira mulher nomeada Comandante- Geral na história dos Corpos de Bombeiros do Brasil”, informou o CBMDF no Instagram.

“Ocupou o cargo de comandante do Centro de Assistência Bombeiro Militar, atuou na Diretoria de Ensino CBMDF, Diretoria de Investigação de Incêndio CBMDF dentre outras”, completou.

E Mônica já foi cumprimentada pelos colegas bombeiros do estado vizinho, Goiás:

“PARABÉNS, COMANDANTE  É com muito alegria que o @cbmgo recebeu a notícia da nomeação da Coronel Mônica de Mesquita Miranda como nova comandante-geral da nossa corporação-irmã @cbmdf.
É a primeira vez que uma mulher exerce o comando de um Corpo de Bombeiros Militar no Brasil”, escreveu a corporação no Instagram.

Veja o post da CBMDF:

Com informações do CBMDF