Pela 1ª vez na história, mulher é Comandante-Geral dos Bombeiros do DF

Sim, mulher poder ser tudo o que ela quiser e, a partir de agora, a Coronel Mônica de Mesquita Miranda faz história! Ela será a primeira Comandante-Geral do CBMDF, Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e vai chefiar quase 10 mil oficiais.
Natural de Brasília, ela graduada em psicologia, casada e mãe de três filhas.
O CBMDF informou que Mônica Miranda ingressou no curso de formação de oficiais CBMDF em 1993 e atuava como ouvidora na Casa Militar do Governo do Distrito Federal (GDF) desde novembro de 2020.
Ela é oficial do Quadro de Combatentes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
Curso LGBT
A Coronel Mônica Miranda fez Curso de Aperfeiçoamento de oficiais em administração Corporativa, Curso de Altos Estudos para Oficiais e “Curso de Segurança Pública e LGBT”.
Entre as principais funções, a Coronel ocupou o cargo de comandante do Centro de Assistência Bombeiro Militar, atuou na Diretoria de Ensino CBMDF, Diretoria de Investigação de Incêndio CBMDF dentre outras.
A nova Comandante-Geral do CBMDF foi condecorada com a Medalha Dom Pedro II e Ordem do Mérito Aeronáutico.
Saiu no Diário Oficial do DF
Por ordem do governador reeleito Ibaneis Rocha (MDB) a Coronel Mônica de Mesquita Miranda vai substituir o coronel Alan Alexandre Araújo. Uma mulher num posto historicamente ocupado por homens!
A mudança na chefia da corporação saiu na edição do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira, 4 de janeiro de 2023. Data histórica! E os próprios bombeiros confirmaram nas redes sociais:
“A Comandante Mônica de Mesquita Miranda é a primeira mulher nomeada Comandante- Geral na história dos Corpos de Bombeiros do Brasil”, informou o CBMDF no Instagram.
“Ocupou o cargo de comandante do Centro de Assistência Bombeiro Militar, atuou na Diretoria de Ensino CBMDF, Diretoria de Investigação de Incêndio CBMDF dentre outras”, completou.
E Mônica já foi cumprimentada pelos colegas bombeiros do estado vizinho, Goiás:
“PARABÉNS, COMANDANTE É com muito alegria que o @cbmgo recebeu a notícia da nomeação da Coronel Mônica de Mesquita Miranda como nova comandante-geral da nossa corporação-irmã @cbmdf.
É a primeira vez que uma mulher exerce o comando de um Corpo de Bombeiros Militar no Brasil”, escreveu a corporação no Instagram.
Veja o post da CBMDF:
View this post on Instagram
Com informações do CBMDF

Enem prorroga prazo de inscrição para o dia 12 de junho; veja como se inscrever
Ancelotti dá beijo em Endrick e faz elogios na vitória do Brasil contra Egito; Copa do Mundo
Guto Miguel, 17 anos: quem é 1º brasileiro campeão juvenil em Roland Garros; vídeo
Alok usa tecnologia de drones dos shows para reflorestar a Mata Atlântica; vídeo
Antônio Fagundes revela que lê e decora textos na hora, antes de gravar novela: memória fotográfica
Bebês prematuros internados ganham ensaio fotográfico lindo da Copa do Mundo; veja
Araras raras nascem em São Paulo com ajuda da mão humana; preservação
Brasil começa a pagar pensão para filhos órfãos de vítimas de feminicídio; veja quem tem direito
Foto impressionante registra 6 gerações de mulheres da mesma família na maternidade
Crianças levam 7 reais para comprar presente da mãe e tocam o coração do lojista; vídeo
Menino de 11 anos salva idoso engasgado com carne em restaurante; vídeo
Brasil é ouro na ginástica com fitas ao som de “Tacacá”, de Joelma; vídeo