Campanha salva jogador iraniano da pena de morte; protestou em defesa das mulheres

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Campanha salva jogador iraniano da pena de morte; protestou em defesa das mulheres
A luta agora é pela total libertação do jogador iraniano salvo da pena de morte- Foto: Divulgação / FIFPRO

O jogador de futebol Amir Nasr-Azadani, de 26 anos, ganhou uma nova chance para viver! O atleta iraniano havia sido condenado à morte depois de participar de protestos em defesa dos direitos das mulheres. Mas, felizmente, a pena decorrente da acusação de “traição” foi revertida.

O caso chamou a atenção de celebridades e atletas pelo mundo inteiro, que levantaram suas vozes para salvar Amir. Esse grito de protesto foi protagonizado por um abaixo-assinado online, que engajou mais de 1,8 milhão de pessoas em oito países, incluindo o Brasil.

Aberta na plataforma Change.org, a petição passou da marca de 1 milhão de apoiadores em apenas uma semana. Além de milhares de brasileiros, também se uniram à campanha franceses, espanhóis, americanos, alemães, japoneses, além de turcos.

Apoio de todos

Lançada na Argentina, país campeão da Copa do Mundo do Catar, a mobilização ganhou versões em sete idiomas e viralizou na internet, sendo divulgada por pessoas públicas nas redes sociais. Uma das celebridades que aderiram à causa foi a cantora Shakira.

Em sua conta oficial no Twitter, Shakira publicou o link do abaixo-assinado e disse que a luta pela igualdade e pelos direitos humanos deve ser reconhecida e não punida. “Me uno em solidariedade a Amir Nasr”, postou a cantora enquanto a petição não parava de crescer.

A Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol (FIFPRO) também denunciou o caso e se manifestou publicamente. “Somos solidários com Amir e exigimos que sua sentença seja revogada imediatamente”, pediu a federação na ocasião.

“Graças à massiva divulgação da campanha e ao empenho de muitas celebridades e da mídia, a execução de Amir Nasr-Azadani foi parada”, destacou a criadora do abaixo-assinado em mensagem de agradecimento aos milhões de pessoas que se uniram à campanha.

A luta continua 

Amir terá a sua vida preservada, o que significa a maior das vitórias. Porém, apesar de livre do “corredor da morte”, o atleta teve a pena convertida para 26 anos de prisão.

Por isso, a luta continua! A mobilização mundial agora segue pela libertação do jogador. “Já vimos que é útil assinar e divulgar a campanha, vamos continuar. Paramos a execução, agora pedimos por sua libertação. Compartilhe esta petição em suas redes”, apela a autora.

Para se unir à luta, assine a petição na plataforma Change, clicando aqui.

Leia mais notícias boas:

O caso

Amir havia participado de um protesto, no dia 16 de novembro do ano passado, pela morte da iraniana Mahsa Amini, presa por usar o véu islâmico de forma inadequada.

Na manifestação, agentes de segurança do país acabaram mortos. Desde então, as forças de segurança do Irã já prenderam milhares de pessoas e executaram centenas delas.

Campanha tomou o mundo para salvar Amir Nasr-Azadani do corredor da morte. - Foto: Reprodução/Instagram

Campanha tomou o mundo para salvar Amir Nasr-Azadani do corredor da morte. – Foto: Reprodução/Instagram

Em parceria com a Change.org