Biomédico do BBB quer usar prêmio para ajudar idosos da periferia. Que lindo!

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Biomédico do BBB quer usar prêmio para ajudar idosos da periferia. Que lindo!
Ricardo, do BBB, é biomédico e mestre em imunologia, além de ser ex-atleta. Apesar de ser de Sergipe mora em Ribeirão Preto - Foto: divulgação / TV Globo

O valor do prêmio do BBB 2023 (Big Brother Brasil) ainda é um mistério. Há quem calcule algo em torno de R$ 3 milhões. Independentemente de quanto será, Ricardo Camargo, um biomédico sergipano, de 30 anos, já sabe o que vai fazer com o dinheiro se ganhar. Ele disse que vai realizar um sonho: cuidar de idosos carentes que vivem nas periferias!

Em Ribeirão Preto (São Paulo), onde mora atualmente, Ricardo já atende pessoas da periferia. Conheça o Instagram dele.

Preto, de origem humilde de Aracajú (Sergipe), o BBB quer se formar em medicina. Ele tem mestrado em Biomedicina e não para de estudar.

Ex-atleta de handebol e futebol, o objetivo de vida dele é ser médico geriatra para cuidar de pessoas idosas como seu pai.

Sofreu preconceito

Ricardo Camargo mudou para o São Paulo para estudar e desde então mora lá. Ele disse ter sofrido preconceito inclusive quando fazia mestrado na USP.

“Antes de falecer, meu pai me pediu para cuidar da minha mãe e irmã”, contou o BBB, emocionado. “Quero atender e cuidar de idosos como o meu pai”, afirmou ele.

Geriatria

É a especialidade médica, faz parte da área da Gerontologia,  e busca promover a saúde com medidas de prevenção e tratamento das doenças, da reabilitação funcional e dos cuidados paliativos.

A geriatria abrange desde a promoção de um envelhecer saudável até o tratamento e a reabilitação do idoso.

O geriatra é o médico que se especializou no cuidado de pessoas idosas. Ele se torna especialista após ter feito residência médica credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou ter sido aprovado no concurso para obtenção do Título de Especialista em Geriatria.

Idosos

No Brasil, são considerados idosos os que têm acima de 60 anos. A partir dos dados do Censo de 2010, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estimou um incremento médio de mais de 1 milhão de pessoas idosas a cada ano, nos 10 anos seguintes.

O avanço dos números ultrapassou a previsão do IBGE, uma vez que a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) de 2017 aponta que 14,6% da população brasileira que têm 60 anos ou mais de idade, correspondendo a 30,3 milhões de pessoas.

Print do Instagram do BBB Ricardo Camargo - Foto: reprodução

Print do Instagram do BBB Ricardo Camargo – Foto: reprodução

Com informações  Área de Mulher e MDS