O segredo da longevidade? Harvard mostra 4 cardápios para se viver mais

-
Por Renata Giraldi
Imagem de capa para O segredo da longevidade? Harvard mostra 4 cardápios para se viver mais
O segredo da longevidade pode estar em quatro cardápios diferentes divulgado por pesquisadores da Universidade de Harvard Foto: Reprodução Internet

Viver muito e com qualidade de vida! Pesquisadores da Universidade de Harvard confirmaram que o segredo da longevidade pode estar no equilíbrio de cardápios variados e na dieta saudável.

E eles divulgaram quatro cardápios diferentes para quem quer viver mais. (veja abaixo) Os cientistas descobriram também que padrões saudáveis de alimentação reduzem o risco de alguns de tipos de câncer, não detalharam quais, e de doenças pulmonares crônicas.

Para atingir a longevidade, os pesquisadores afirmam que o ideal é mesclar cardápios, sempre saudáveis, variando as dietas e não mantendo uma única – nada de arroz, feijão, bife e batata frita todo dia!

Testes

Os testes foram feitos e acompanhados por 36 anos e reuniram 119.315 pessoas: 75.230 mulheres com média de idade de 50,2 anos e 44.085 homens cuja média de idade era 53,3 anos.

Participaram da pesquisa brancos, hispânicos, negro não hispânico, branco não hispânico, asiático e multirracial.

O estudo foi publicado revista científica Jama Internal Medicine, neste mês. O artigo científico pode ser lido aqui.

Leia mais notícias boas:

Veja 5 zonas azuis do mundo, lugares com maior longevidade e motivos
Dieta da longevidade aumenta chance de viver até os 100 anos

Quatro cardápios variados

De acordo com os pesquisadores, é fundamental variar a dieta e existem pelo menos quatro cardápios apontados como saudáveis.

A dieta mediterrânea baseada em frutas, vegetais, grãos integrais, nozes, legumes, peixe e uma grande quantidade de azeite;

O cardápio vegetariano em que a base são os produtos vegetais, sem ou com poucos alimentos de origem animal e sem bebidas alcoólicas.

Há, ainda, o chamado Índice de Alimentação Saudável à base de vegetais, legumes e frutas.

Também o Índice de Alimentação Saudável Alternativa à base de hortaliças, frutas, nozes, alternância entre carne branca e vermelha, pouco consumo de álcool.

Como fazer

A proposta é que cada um organize o próprio cardápio com base em alimentos mais saudáveis e menos industrializados, como uma dieta baseada em frutas, verduras, legumes e grãos, abrindo mão de produtos processados e trans, álcool e outros.

Cardápio variado e dieta saudável, segredos da longevidade. Foto: Pixabay

Cardápio variado e dieta saudável, segredos da longevidade. Foto: Pixabay

Longevidade depende de dieta saudável. Foto: Pixabay

Longevidade depende de dieta saudável. Foto: Pixabay

Com informações do DailyMail