Conheça as melhores cidades para aposentados viverem no Brasil; Veja o ranking

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Conheça as melhores cidades para aposentados viverem no Brasil; Veja o ranking
Santos é a melhor cidade grande para aposentados viverem, aponta a pesquisa - Foto: divulgação

Quais são as melhores cidades do Brasil para os aposentados viverem? Muitos brasileiros sonham com este momento para descansar e curtir a vida. Com ele, vem a vontade de morar e conhecer lugares incríveis. É pensando nisso que separamos as 10 melhores cidades, segundo ranking divulgado.

Um estudo selecionou as melhores cidades do Brasil para aposentados viverem. Santos, em São Paulo, aparece em primeiro lugar entre as grandes cidades. Detalhe: sete estão no interior de São Paulo e apenas uma, Niterói (RJ), na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Das 10 cidades que estão no topo, apenas duas são capitais: Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC).

A pesquisa é do IDL (Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade) e foi realizada pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon. As cidades foram avaliadas considerando fatores que proporcionam uma vida ativa aos 50 anos mais.

Critérios

Para a escolha das cidades melhores para os aposentados, foram analisados aspectos que colaboram para a qualidade de vida.

Os critérios incluem condições climáticas, de segurança, de oferta de atendimento à saúde, alternativas culturais e possibilidades de emprego e renda,

As cidades do interior lideram também o ranking. O sossego, acesso à saúde e turismo atraem a terceira idade.

Leia mais notícias boas

Pesquisa mostra as cidades mais educadas do Brasil!  Adivinha qual venceu?

Sai ranking das cidades com o menor custo de vida no Brasil. Confira

Empresa de turismo abre vagas pra “vovô estagíário”: inscreva-se

A seguir, o ranking:

  • Santos (SP)

Além de possuir lindas praias e muitas atividades culturais com bons programas de incentivo, Santos tem o maior percentual de pessoas na terceira idade com acesso à rede de saúde privada e pública. Oferece alternativas diversificadas de comércio e ainda a possibilidade de estar a 85 km de São Paulo, principal metrópole do país.

  • Florianópolis (SC)

Morar em Florianópolis é o sonho de muitas pessoas, pois além das belas praias e dos pontos turísticos, o município proporciona uma excelente qualidade de vida. Os índices de criminalidade são baixos e há boas opções de trabalho em diversos setores da economia, principalmente no comércio, no turismo e na tecnologia.

  • Porto Alegre (RS)

Uma das cidades mais premiadas por condições de moradia, trabalho, lazer, negócio e estudo. Além disso, possui a maior quantidade de condomínios residenciais dedicados a idosos, e é destaque na saúde por possuir o maior número de enfermeiras por habitante entre as 150 maiores cidades do país.

  • Niterói (RJ)

A saúde aqui é o grande destaque da cidade, Niterói possui o maior número de médicos por habitantes entre as 150 maiores cidades do País, além do acesso a belas praias. É uma cidade que está na área metropolitana do Rio de Janeiro, mas dá acesso à região dos Lagos e também alternativas de rota de turismo, como Petrópolis e Teresópolis.

  • São José do Rio Preto (SP)

Líder em educação e emprego, São José do Rio Preto destaca-se também na saúde. Além disso, as condições climáticas e a baixa incidência de chuvas, torna o local um dos melhores em condições de habitação. É uma região também com uma quantidade relativa de pessoas da terceira idade o que facilita a integração social.

  • São João da Boa Vista (SP)

Sossego e boa saúde, a cidade paulista é reconhecida pelo baixo índice de violência e um grande número de ambulatórios para atender os que procuram por um lugar seguro e com boas condições para atendimento de saúde. Também é considerada uma cidade segura e com alternativas de turismo rural, uma vez que é cercada de chácaras e hoteis-fazenda.

  • Vinhedo (SP)

A cidade atrai pelas ofertas de emprego e negócios, o rendimento dos idosos está entre os dez maiores no ranking das cidades pequenas, por exemplo. É um local em que o clima é considerado ameno e agradável, há segurança, comércio de qualidade e possibilidades de turismo na região.

  • Lins (SP)

Além de muito verde, pontos turísticos e parques aquáticos, Lins está entre as cinco com maior acesso a serviços de saúde privados, além de ser uma das cidades com o maior número de psicólogos. Exatamente como outras cidades, foram considerados também o clima, condições de socialização e integração dos idosos.

  • Fernandópolis (SP)

Aposentados, mas não estagnados, Fernandópolis está entre as cidades com maior participação de idosos na população. Há alternativas de diversão, turismo e trabalho para os idosos com incentivos das autoridades e dos empresários locais. Há um programa constante de assistência às pessoas na melhor idade.

  • Tupã (SP)

O município foi declarado Estância Turística pelo governo estadual no ano de 2003, devido a diversas atrações turísticas existentes. Além do turismo, que atrai centenas de visitantes todos os anos, é referência em comércio, saúde, educação, geração de empregos e renda. Uma “residência de luxo” para idosos virou tema de várias reportagens sobre a cidade.

Santos é a melhor cidade grande para aposentados viverem, aponta a pesquisa - Foto: divulgação

A orla de Santos, no Litoral Sul de São Paulo, a melhor cidade grande para aposentados viverem – Foto: divulgação

Com informações de Rotas de Viagem