Jovem de escola pública com mielomeningocele passa em Medicina no RS

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Jovem de escola pública com mielomeningocele passa em Medicina no RS
Matheus concorreu com mais 4 mil pessoas. O jovem, que tem mielomeningocele passa em Medicina e se sente muito vitorioso por isso. - Foto: reprodução/Internet

Com uma deficiência congênita na coluna, mielomeningocele, Maheus Olaz, 18 anos, se recusou a aceitar limitações ao longo da vida. O resultado veio agora. Ele é o mais novo aprovado em Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Matheus concorreu com pelo menos 4 mil candidatos e a aprovação é resultado de todo esforço e dificuldades que o jovem enfrentou nessa caminhada ao vestibular. Criado pela mãe solo que tem mais uma filha com mielomeningocele, Matheus sempre estudou em escola pública.

“Ele frequentava o Hospital Santo Antônio e o Matheus sempre dizia que queria ser igual ao doutor Régis Osório [neurologista pediátrico], mas eu nunca imaginei que ele daria continuidade a esse projeto”, disse a mãe Ana Ouriques Correia.

Mielomeningocele

A mielomeningocele é um deficiência na coluna vertebral e da medula espinhal que acontece nas primeiras semanas de gestação.

A coluna vertebral, a medula espinhal e o canal da medula não se formam normalmente. Existe um defeito na formação dessas estruturas, cuja causa ainda não é bem definida.

Foi o que ocorreu com Matheus, que precisou passar por cirurgias corretivas da coluna desde seu primeiro dia de vida.

Aos três meses, iniciou um tratamento de reabilitação, primeiro na AACD e, depois, no Educandário São João Batista, ambos em Porto Alegre.

Leia mais notícias boas:

Estudioso

A mãe conta que Matheus sempre foi um aluno dedicado e estudou em escolas públicas. A preparação do jovem para o vestibular começaram no final do segundo ano do Ensino Médio em 2022.

Determinado na meta de ser aprovado, Matheus mantinha uma rotina rigorosa: envolvia ter aulas do colégio à tarde e estudar pela manhã e um pouco à noite.

Para as disciplinas que tinha mais dificuldade, assistia aulas no Youtube e procurava as questões da prova na internet.

“O Matheus é bem forte, tem muita persistência, força de vontade. Mesmo com a mielomeningocele e os problemas, sempre seguiu e agora passou em Medicina sem precisar fazer cursinho, nada”, concluiu a mãe orgulhosa.

Matheus concorreu com mais 4 mil pessoas e a aprovação é resultado de todo seu esforço. Foto: Reprodução/Internet

Matheus concorreu com mais 4 mil pessoas e a aprovação é resultado de todo seu esforço. Foto: Reprodução/Internet

Com informações de RD Foco.