Alunos brasileiros de escola pública participam da missão da NASA para a Lua

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Alunos brasileiros de escola pública participam da missão da NASA para a Lua
Os alunos brasileiros foram escolhidos através de um projeto, que auxiliará a NASA na missão para a Lua. - Foto: reprodução

Um grupo de alunos brasileiros terá a chance única de participar da próxima missão da NASA para a Lua! Este é um momento único em todo o mundo e o nosso país estará muito bem representado na missão Artemis, que fará a viagem lunar em 2024.

A missão dada aos estudantes do Brasil é importantíssima. Eles programarão placas eletrônicas que serão enviadas pela missão Artemis para coletar dados ambientais da superfície lunar.

Além dos brasileiros, jovens exploradores de mais 22 outros países também participam do projeto.

Jovens exploradores

Os alunos foram selecionados para participarem do projeto de astronomia cidadã Great Lunar Expedition for Everyone – GLEE (Grande Expedição Lunar para Todos, em português), uma iniciativa da Nasa em parceria com a Universidade do Colorado, nos Estados Unidos.

O grupo responsável pela programação do dispositivo é formado por do Colégio Estadual do Paraná (CEP), de Curitiba. Eles integram a Equipe de Ciências Espaciais Longe Lateqve (CEELL), do CEP, e têm aulas de astronomia no contraturno, no planetário da escola e, ocasionalmente, no Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná (OACEP), em Campo Magro.

A missão dos estudantes brasileiros é mais que importante. Para isso, eles receberam uma caixa com os dois dispositivos a serem programados. Chamados de LunaSats, eles são placas eletrônicas que farão a coleta de dados ambientais da superfície lunar. Os objetos devem ser devolvidos aos Estados Unidos em 2023 e chegar à Lua em 2024, quando está previsto o lançamento da segunda etapa do programa Artemis.

“É arrepiante para a gente, enquanto professor, poder acompanhar essa oportunidade de uma vida que os estudantes estão tendo”, disse Amauri José da Luz Pereira, coordenador do OACEP. Ele orientará os estudantes na programação dos LunaSats, que deverão funcionar por dois dias lunares, o equivalente a quase dois meses terrestres.

O projeto GLEE abriu inscrições para equipes de estudantes de todo o mundo. Foram selecionados 212, sendo três brasileiros – 1 do Paraná, um de São Paulo e um de Brasília.

Leia mais notícias boas:

Missão histórica

Um dos estudantes que está no projeto é o Erán Martínez Ramos, de 15 anos, que está no 1° ano do ensino médio. Ele conta que o grupo tem aulas da equipe de Ciências Espaciais para ajudar com a programação dos dispositivos.

“Temos vários estudos em relação à Lua, como a geologia, o céu e a atmosfera. E também temos um estudo terrestre sobre raios cósmicos. É exatamente isso o que queremos aplicar na Lua, para comparar a incidência de raios cósmicos lá com os da Terra”, diz.

Graduando em Física, Gabriel Andriola, de 20 anos, foi estudante do CEP e agora participa do projeto GLEE como estagiário do observatório. Ele conta que os dados coletados durante a missão poderão contribuir para o desenvolvimento de tecnologias como processos de cultivo biológico fora da Terra.

“Para mim, ser contemplado por essa oportunidade é inacreditável, afinal, estamos falando da Nasa e de podermos alcançar a Lua”, afirmou. “Estamos fazendo história”.

O grupo foi selecionado pela Universidade do Colorado, nos EUA - Foto: reprodução

O grupo foi selecionado pela Universidade do Colorado, nos EUA – Foto: reprodução

Alunos do CEP programarão placas eletrônicas enviadas à Lua pela NASA  - Foto: reprodução

Alunos do CEP programarão placas eletrônicas enviadas à Lua pela NASA  – Foto: reprodução

Com informações de Governo do Paraná.