Idosa ex-doméstica conclui aos 83 anos curso de Enfermagem e realiza sonho

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Idosa ex-doméstica conclui aos 83 anos curso de Enfermagem e realiza sonho
Dona Osmarina contou que levou uma vida muito humilde e por isso, trabalhou desde pequena como doméstica. Fotos: Reprodução/Internet

Que alegria! Uma idosa de 83 anos, que trabalhava como doméstoca, realizou o sonho da vida dela: concluir o curso de Enfermagem. Dona Osmarina Duarte de Sousa, termininou curso técnico de enfermagem na cidade de Teresina (PI) no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) José Pacífico de Moura Neto.

Ao lado de mais 21 colegas, ela comemorou a sua formatura e mostrou que não existe idade quando se tem força de vontade! Agora, com o diploma em mãos, ela não quer parar. Dona Osmarina contou que quer ajudar as pessoas doentes com conhecimento e técnica. E comemorou a conquista:

“Havia noites em que ficava muito cansada, só pensando em chegar em casa, quis até desistir, mas o professor pedia para ficar, para incentivar os mais jovens e hoje eu venci”, disse emocionada.

Sonho de estudar

Dona Osmarina disse que teve uma vida de muitas dificuldades, trabalhou desde criança, como doméstica e que abriu mão de ter filhos porque não tinha como mantê-los. Mas o sonho de estudar jamais desapareceu.

Primeiro, a idosa fez vários cursos profissionalizantes, de curta duração, e agora, finalmente, conseguiu concluir o ensino médio juntamente com o curso técnico em Enfermagem.

“É um sonho realizado, estou muito feliz!”.

Leia mais notícias boas

Computação

Dona Osmarina não para! Ela tem outras metas.

A próxima é fazer um curso de computação. Segundo ela, durante o período que estudou para técnico de enfermagem percebeu o quanto a informática é necessária e que a atualização é importante.

“Tive muita ajuda de meus colegas de sala de aula para usar o computador para estudar, agradeço muito a eles, aos professores, a coordenadora e a diretora da escola que me apoiaram muito e incentivaram para que eu concluísse meu curso, apesar das dificuldades”.

Orgulho

A diretora da escola, Maria das Dores Andrade de Araújo,  Professora Dorinha, conta que, mesmo com o período pandêmico, os estudantes e profissionais de educação se superaram e hoje a escola comemora a formatura de cerca de 500 estudantes em diversos cursos técnico-profissionalizantes.

“É muito importante esse momento para mim como diretora, para os coordenadores e professores. Nosso aluno quando sai da escola já é direcionado para o mundo do trabalho e sabemos que ele vai vencer na vida”, comemorou a Professora Dorinha.

Parabéns, Dona Osmarina! Confira mais fotos da formatura dela:

Ao lado de mais 21 colegas, ela comemorou a sua formatura e mostrou que não existe idade quando se tem força de vontade. Foto: Art22 Eventos

Ao lado de mais 21 colegas, ela comemorou a sua formatura e mostrou que não existe idade quando se tem força de vontade. Foto: Art22 Eventos

“É um sonho realizado, estou muito feliz!”, disse. Foto: Reprodução/Internet

“É um sonho realizado, estou muito feliz!”, disse. Foto: Reprodução/Internet

Com informações de Seduc