Fazendo história: brasileira vence Miss Charm 2023

A mineira Luma Russo Moura, de 27 anos, fez história ao conquistar a segunda grande coroa de miss para o Brasil em menos de seis meses. Ela disputou com 37 misses e venceu o concurso Miss Charm 2023, que teve a primeira edição realizada no Vietnã.
“É uma felicidade imensa, que nem sei descrever. Me dediquei bastante e sinto que estou voando”, disse Luma Moura, que é piloto de avião comercial, recebeu US$ 50 mil e vai viajar pelo mundo divulgando o título, que venceu no último dia 16.
Em segundo lugar, venceu a Miss Filipinas, Annabelle Mae McDonnell, e em terceiro a Miss Indonésia, Olivia Tan. A lista incluiu ainda as misses África do Sul (4º lugar), Colômbia (5º lugar) e Venezuela (6º).
Histórico da brasileira
A modelo é de Divinópolis, em Minas Gerais, e morou em vários países, como Estados Unidos e na Inglaterra. Ela fala inglês e espanhol. “Pretendo trabalhar com a organização para dar voz a quem não tem principalmente mulheres”, disse Luma.
Antes de Luma, a paulista Isabella Menin venceu em outubro passado o concurso Miss Grand International, que hoje é um dos maiores do planeta.
O Miss Charm, assim como o Grand, é novo e chega para renovar a indústria dos concursos de beleza no planeta.
Com a primeira edição anunciada para 2020, o Miss Charm foi adiado por causa da pandemia de Covid-19 e, finalmente, teve sua primeira edição celebrada.
Leia mais notícias boas
- Garota com autismo e epilepsia vence concurso de Miss com apoio do cão. VÍDEO
- Filha de catador de lixo, Miss Tailândia usa vestido especial para homenagear o pai
- Brasileiro concorre ao Mister Star 2018 em Portugal
Provas vencidas
O concurso reúne provas de coreografias, apresentações e entrevistas. Na última etapa, Luma recebeu uma pergunta feita pela canadense Natalie Glebova, Miss Universo 2005, sobre qual era pra ela o significado da vida, que a fazia levantar todos os dias de manhã.
“O significado da vida pra mim é liberdade. Liberdade de viajar para onde você quiser, estar onde quiser, fazer o que quiser, ser a mulher que você está destinada a ser e seguir seus sonhos”, disse a brasileira.
Em seguida, Luma acrescentou: “[Quero] estar apta a alcançar conhecimento, não apenas acadêmico, mas de cultura, emoções, inteligência, e assim alcançar seu potencial como um todo”.
Segundo o preparador de misses Paulo Filho (@paulofilho), que participou do planejamento do treinamento de Luma, elogiou a brasileira.
“Quando fui procurado para indicar uma representante para o país no Miss Charm, logo pensei nela. Pois, apesar de ter tido apenas um mês de preparação, Luma já estava pronta. Ela é uma mulher incrível e extremamente capacitada, dedicada, inteligente, agradável, linda e, claro, charmosa.”
Com informações de Bem Paraná e Miss Charm

Hospitais impedem trocas de bebês coletando digitais das crianças na maternidade
Comer arroz com feijão reduz risco de doenças, confirma novo estudo
Cometa Lemmon poderá ser visto neste fim de semana; próximo, só daqui a mil anos
Alunos, pais e professores limpam pichações na cidade e dão exemplo; vídeo
Comerciante dá bike nova para menino simples; lembrou da infância pobre
Alok paga escola particular dos filhos dos funcionários e explica motivo
Tartarugas marinhas verdes venceram; não estão mais ameaçadas de extinção
Cão yorkshire abandonado é resgatado, ganha corte de cabelo e fica lindo
Confirmado: Ed Sheeran no Brasil em 2026; pressão dos fãs ajudou