Governo reajusta merenda escolar em 39% e vai comprar de pequenos produtores

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Governo reajusta merenda escolar em 39% e vai comprar de pequenos produtores
Além do aumento de 39% na merenda escolar, o governo quer comprar os alimentos de pequenos produtores para movimentar a economia - Foto: reprodução

Finalmente, após 6 anos congelado, o valor do repasse da merenda escolar vai ter reajuste no Brasil, que poderá chegar a 39%. Com a correção, o orçamento destinado à compra da merenda passará de R$ 4 bilhões para R$ 5,5 bilhões.

O anúncio do aumento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (10), durante encontro com prefeitos de várias partes do Brasil.

O presidente disse que o reajuste deve acontecer imediatamente porque a merenda escolar é uma questão urgente e que não pode esperar. O último reajuste foi em fevereiro de 2017, no governo de Michel Temer.

Incentivar pequenos agricultores

A ideia é estimular para que ao menos 30% dos recursos sejam destinados à aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar, ou seja, que sejam comprados de pequenos produtores locais, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

“O Programa Nacional de Alimentação Escolar materializa um esforço governamental e interfederativo para garantir alimentação adequada e saudável a nossas crianças e jovens. Além disso, é uma importante ferramenta para incentivar a produção local de alimentos diversificados e fortalecer a economia dos municípios brasileiros”, destacou o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.

O aumento será feito por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que é responsável por repassar recursos para a merenda escolar em todo o país.

Leia mais notícias boas:

Saúde e qualidade de vida para alunos

Lula disse que é preciso investir em educação e garantir que as crianças tenham acesso a uma alimentação saudável e de qualidade.

O presidente afirmou que  o aumento na merenda escolar é apenas o começo de uma série de medidas que ele pretende adotar para melhorar a educação no país.

Ele também disse que quer investir mais em educação e em políticas sociais para combater a desigualdade durante todo o mandato.

Alunos, professores e pais agradecem

A notícia do reajuste na merenda escolar foi bem recebida por professores e pais de alunos, que elogiaram a iniciativa.

Muitos lembraram que a merenda escolar é um direito das crianças e que ela deve ser garantida pelo Estado.

Lula também quer incentivar pequenos agricultores. - Foto: Ricardo Stuckert/ PR

Além do aumento no valor da merenda, o governo Lula quer incentivar pequenos agricultores. – Foto: Ricardo Stuckert/ PR

Com informações de Gov.br