Pianista cega e autista de 13 anos é premiada em Londres

-
Por Renata Giraldi
Imagem de capa para Pianista cega e autista de 13 anos é premiada em Londres
A jovem pianista cega emocionou durante a apresentação. - Foto: reprodução

Em uma apresentação emocionante, que levou os presentes às lágrimas e a longos aplausos, uma pianista cega e autista, de 13 anos, foi escolhida melhor intérprete do prêmio O Piano, do canal britânico Channel 4, após  apresentação no Royal Festival Hall, em Londres, no Reino  Unido.

Lucy,  que recebeu elogios públicos da estrela pop Mika e do pianista Lang Lang, reage tapando os ouvidos com as mãos. A adolescente é neurodivergente, sofre de distúrbios neurológicos em decorrência do Transtorno do Espectro Autista.

A mãe de Lucy disse que a filha aprecia o reconhecimento. “Ela gosta de aplausos, mas não gosta do som dos aplausos. [Ao tocar] é como se os dedos dela entrassem nos ouvidos por razões sensoriais”, disse.

Espetáculo

A estrela pop Mika ficou impressionado com a performance da adolescente. “Coisas mágicas acontecem com a música que vão contra todas as probabilidades e todas as limitações”, observou.

Em seguida, Mika acrescentou que: “Quando Lucy se apresentou, foi de cair o queixo. Foi a coisa mais surpreendente que poderia se ver”.

A  mãe de Lucy disse que foi uma experiência extraordinária. “É uma experiência única na vida que nenhum de nós jamais esquecerá. Foi literalmente uma mudança de vida, esse tipo de evento geralmente não acontece em nossas vidas”, afirmou.

Leia mais notícias boas:

Vídeo

Na primeira aparição de Lucy no programa da Channel 4, os telespectadores ficaram emocionados, quase que hipnotizados. No início vídeo, a adolescente é conduzida ao piano por um homem que a ajuda a encontrar seu lugar, enquanto o apresentador conversa com a mãe da menina.

Claudia Winkleman, a apresentadora, pergunta à mãe se é preciso não fazer barulho e evitar palmas, uma vez que autistas têm hipersensibilidade ao som. A mãe afirma que a filha “adora os aplausos”.

No vídeo, uma pequena multidão se forma ao redor do piano, com muitas pessoas registrando o espetáculo. Mika e Lang Lang, que assistem ao clipe em uma sala separada, parecem visivelmente comovidos e perplexos.

Em determinado momento, Mika leva a mão à boca e parece lutar contra as lágrimas. Lang diz: “É inacreditável que ela possa tocar esta peça. Como – como ela estuda? Quero dizer, é incrível”.

Quando Lucy termina a peça, a plateia aplaude, é possível Lang dizendo: “Oh, meu Deus. Meu Deus, isso é… isso é impossível”.

Assista a apresentação emocionante de Lucy:

Com informações do Daily Mail e The Telegraph