Mãe-gata adota filhotinhos de lebre e forma grande família

-
Por Renata Giraldi
Imagem de capa para Mãe-gata adota filhotinhos de lebre e forma grande família
Supermamãe: gata adota 3 filhotinhos de lebre que foram abandonados. - Foto: reprodução

Uma gatinha de rua deu à luz a seis filhotes, um morreu, percebendo que perto dela havia um abandonado, assumiu como filho e, depois apareceram mais três só que de lebres. O que ela fez? Adotou gatinhos e lebres! Agora cuida de todos com o maior carinho e atenção. Mãe-gata acolhe a todos e forma grande família.

A mãe-gata mora no Parque Cachoeira, em Araucária, cidade a 27 km de Curitiba, no Paraná.

A história começa quando esta e outra gatinha foram resgatadas da rua por uma moradora. Sem condições de ficar com as duas, a mulher procurou a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e pediu apoio.

Ajuda

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente se impressionou com a dedicação da moradora. Foi contatada uma voluntária que deu um lar provisório para as duas e fez uma constatação surpreendente.

Uma gata estava prenha e teve cinco filhotinhos, mas um não sobreviveu. Porém, poucos dias depois um filhotinho de outra gata se aproximou da mãe adotiva e pediu aconchego, assim foi feito.

“É uma gata super amorosa”, definiu a funcionária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, lembrando que a segunda gata desapareceu do lar provisório.

Leia mais notícias boas:

Mais surpresas

Dias depois, uma outra pessoa procurou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, informando sobre o abandono de três filhotinhos de lebre.  Foi contatado o Setor de Fauna do Instituto Água e Terra para orientações quanto a destinação e, enquanto são definidas as tratativas, ficarão sob os cuidados da mãe-gata.

De acordo com a cuidadora, a mãe-gata recebeu os bichinhos com naturalidade. Agora todos são uma grande família.

A cuidadora, antes, pesquisou.

“Eu vi que o leite da gata também servia para alimentar lebres. Então coloquei os 3 filhotinhos junto da gatinha que havia acabado de dar cria e para minha surpresa, ela os adotou de imediato. Eu apenas complemento a alimentação delas com a mamadeira porque são muitos filhotes mamando na mesma mãe”, contou Ivonete Dias.

Adoção

No caso de Araucária e região, os contatos para adoção podem ser feitos por intermédio de Ivonete pelo fone (41) 99731-9880.

Sobre as lebres, a SMMA informou que na grande maioria das vezes o encontro com filhotes de animais silvestres, nativos ou exóticos, não necessariamente demanda uma intervenção direta, pois os mesmos podem estar sendo ensinados pela mãe a sobreviverem sozinhos naquele meio.

 

Com informações do jornal O Popular