Homem se choca ao reformar cozinha e descobrir mural artístico de 400 anos

-
Por Vitor Guerra
Imagem de capa para Homem se choca ao reformar cozinha e descobrir mural artístico de 400 anos
O homem ficou muito feliz em descobrir o mural de 400 anos em sua casa. Ele é fã de história da arte! Foto: Reprodução/BBC.

Já pensou em reformar sua cozinha e, por acaso, descobrir uma pintura de 400 anos instalado na sua casa? Foi o que aconteceu com um homem, de 29 anos, que durante a reforma ficou chocado ao descobrir que guardava um mural extremamente valioso na cozinha. O mural é do século 17 e foi inspirado no poema mais famoso de Francis Quarles, Emblems.   

O caso aconteceu em Micklegate no Reino Unido e a reação de Luke Budworth, um médico de 29 anos, foi engraçada. O doutor, que é um aficionado por história, não reclamou de ter um painel deste tipo em sua casa!

O médico agora pretende levantar verba para conservar a pintura e ajudar a descobrir um pouco mais da história por trás do desenho.

A descoberta

Tudo começou quando Luke resolveu fazer mudanças em sua cozinha e chamou uma equipe de construtores. Enquanto a equipe trabalhava na casa do homem, eles descobriram a primeira peça do mural, que apresentava cenas do poema Emblemas, escrito pelo poeta Francis Quarles de 1635. 

O poema é inspirado em passagens bíblicas e foi motivo de muita polêmica, entre críticos e admiradores, nos séculos 17 e 18 no Reino Unido.

“As primeiras pessoas a encontrá-lo originalmente foram os construtores, que o viram sob o armário da cozinha”, disse.

O doutor disse que assim que acharam a primeira parte do mural, ele começou a escavar um pedaço paralelo da madeira próximo a chaminé, pois acreditava que teria mais coisa por ali.

Escondidinho

A obra ficou escondida na casa de Luke por anos. “Sempre soubemos que havia um pedaço estranho da parede, mas apenas pensávamos que o apartamento era meio torto, já que tem foi um milhão de coisas diferentes ao longo dos anos”, explicou.

Luke é um grande fã de história, e se mudou para Yorkshire devido ao grande significado cultural que o condado carrega, sendo conhecido pelos museus e acervos de arte.

“No começo eu pensei que era um velho papel de parede vitoriano, mas logo pude ver que na verdade estava desenhado na parede do prédio ao lado, então é mais antigo do que o próprio prédio”, afirmou o médico. O homem estima que a figura seja de 1660, período da guerra civil inglesa.

Leia mais notícias boas

Conservação

Conservar obras de arte é muito caro e exige muito trabalho. Luke agora pretende levantar um financiamento para realizar os cuidados necessários que a obra precisa.

O homem afirma que descobrir o mural foi muito incrível, mas também se tornou um fardo pelos cuidados de conservação que a obra de arte precisa.

Luke lamentou que não há financiamento externo para ajudá-lo e as taxas de conservação são muito caras. No momento, o homem cobriu os frisos para que a luz solar não os atinja diretamente, fazendo com que a pintura perca cor.

Luke acredita que com a divulgação do caso, estudantes de arte possam ser atraídos a fazer algum tipo de projeto experimental de conservação na obra.

Um porta-voz da Historic England afirmou que a descoberta do mural é de importância nacional e rara, tornando o item bem especial”, explicou.

Luke exibe orgulho a pintura em mural que achou ao reformar sua cozinha. O desenho tem cenas do livro Emblema, de 1635. Foto: Reprodução/Dailymail.

Luke exibe orgulho a pintura em mural que achou ao reformar sua cozinha. O desenho tem cenas do livro Emblema, de 1635. Foto: Reprodução/Dailymail.

Com informações de Dailymail.