Brasileiro superdotado de 9 anos vai disputar Olimpíada de Matemática nos EUA

-
Por Renata Giraldi
Imagem de capa para Brasileiro superdotado de 9 anos vai disputar Olimpíada de Matemática nos EUA
Pedro Henrique Uliana, de 9 anos, foi selecionado para Olimpíada de Matemática em Nova York. O menino brasileiro é superdotado - Foto: Divulgação

Aos 9 anos, um menino brasileiro superdotado vai disputar a Olimpíada de Matemática nos Estados Unidos, em Nova York. Pedro Henrique Uliana vai representar o Espírito Santo, após ser classificado na fase regional. Ele adora futebol e mitologia grega, mas a paixão mesmo são os números.

O capixaba gosta de brincar com os amigos, mas ainda consegue tempo para mergulhar no universo da astronomia. Ele contou que ser selecionado para participar da etapa internacional da Olimpíada de Matemática era uma meta. E conseguiu!

Diagnosticado com altas habilidades (superdotação), Pedro Henrique cursa o 5º ano do ensino fundamental em uma escola particular de Vila Velha, região metropolitana de Vitória, no Espírito Santos.

Altas habilidades

A mãe a administradora Pricilla Uliana disse que a capacidade cognitiva do filho o levou para uma turma adiante do habitual para a faixa etária.

“Desde pequenininho ele é fascinado por coisas diferentes. No ano passado, entrou no mundo das olimpíadas e foi ouro na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica)”, conta a mãe, orgulhosa com a conquista de Pedro Henrique, que agora vai representar o Espírito Santo na disputa internacional.

Também em 2022, acrescenta Pricilla, o filho passou na etapa regional da Olimpíada de Matemática e foi classificado para a internacional, em Houston, nos Estados Unidos, porém, a comunicação da seleção à família foi muito próxima da data da competição e Pedro Henrique não conseguiu viajar.

Leia mais notícias boas

Viagem

Desta vez, Pricilla disse que está tudo certo para o filho viajar em julho. Ele embarca na companhia do pai, Alex, para participar da competição.

Criança normal Segundo a mãe, apesar de Pedro Henrique passar um bom tempo estudando, ele é uma criança normal, que também brinca muito.

O menino segue uma rotina de estudos com o apoio da família, mas Pricilla garante que não é nada forçado, o interesse é dele em buscar novos conhecimentos.

No futuro, o menino diz que quer ser astrofísico.

O menino brasileiro é superdotado! Pedro Henrique Uliana, de 9 anos, foi selecionado para Olimpíada de Matemática em Nova York. - Foto: Divulgação

O menino brasileiro é superdotado! Pedro Henrique Uliana, de 9 anos, foi selecionado para Olimpíada de Matemática em Nova York. – Foto: Divulgação

Com informações de A Gazeta