Brasil têm a primeira mulher preta no cargo máximo da Marinha. Histórico!

-
Por Vitor Guerra
Imagem de capa para Brasil têm a primeira mulher preta no cargo máximo da Marinha. Histórico!
Maria Cecília, a primeira mulher preta a alcançar um dos cargos mais altos da Marinha, disse que espera ser um exemplo para outras. Foto: Reprodução/Blog do Edison Silva.

Momento histórico nas Forças Armadas Brasileiras. O Brasil tem a primeira mulher preta oficial-general da Marinha. Maria Cecília Barbosa, de 58 anos, chega ao posto de contra-almirante da Marinha, feito inédito em toda a história da Força.

A militar disse que o reconhecimento é resultado de muito esforço e que representa não apenas a conquista pessoal, mas das mulheres em geral. Ela comemorou muito! (vídeo abaixo)

“Eu me sinto bastante orgulhosa e feliz por estar representando uma parcela grande da tripulação da Marinha, que é a parcela feminina”, disse ela em entrevista à Secretaria de Comunicação Social da Presidência.

A nomeação

Médica, Maria Cecília ingressou na Marinha, em 1995, em concurso para o setor de saúde. É a terceira mulher na história a ocupar patente de almirante e a primeira mulher preta desde que a Marinha começou a aceitar mulheres, em 1981.

A cerimônia de posse, no Palácio do Planalto, reuniu mais 56 novos comandantes nomeados para elevados cargos nas três Forças – Exército, Marinha e Aeronáutica. 

Contou também com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro e dos comandantes das três forças: general Tomás Ribeiro Paiva (Exército), almirante Marcos Sampaio Olsen (Marinha) e brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno (Força Aérea).

A nomeação da Maria Cecília foi publicada no último dia 31 de março e a cerimônia marcou a coroação da mulher, que ficou feliz e orgulhosa.

As dificuldades

Maria Cecília pontuou dificuldades da profissão e afirmou que a nomeação é uma recompensa por muito esforço.

“Eu estou bastante feliz, me sinto recompensada. Nossa carreira na Marinha do Brasil é cercada de momentos difíceis, momentos bons, e a instituição abre essa oportunidade para que as oficiais alcancem, por mérito próprio, postos mais elevados durante a carreira. Me sinto recompensada e feliz por estar fazendo parte do grupo de almirantes da Marinha”, disse.

Leia mais notícias boas

Conheça Maria

Médica de carreira da Marinha, Maria Cecília, a primeira mulher preta no posto mais alto da Força, ocupará o cargo de diretora do Departamento de Saúde e Assistência Social da Secretaria de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais do Ministério da Defesa.

A médica ingressou na Marinha em 1995 no corpo de saúde.

Para chegar ao cargo em que Maria chegou, é necessário entrar no Exército pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). A primeira turma com mulheres da Aman finalizou o curso em 2021, após 210 anos de história da instituição.

Antes de Maria Cecília, a primeira foi a médica Dalva Maria Carvalho Mendes, em 2012, que entrou na Marinha em 1981, ano que a Força permitiu o ingresso de mulheres.

Na cerimônia de condecoração, Maria foi parabenizada pelo presidente do país e a primeira dama. Foto: Reprodução/Lula Marques (EBC).

Na cerimônia de condecoração, Maria foi parabenizada pelo presidente do país e a primeira dama. Foto: Reprodução/Lula Marques (EBC).

 

Com informações da Agência Brasil