Bebê elefante usa lama como protetor solar e fofura encanta a web. Vídeo

-
Por Newton Assis
Imagem de capa para Bebê elefante usa lama como protetor solar e fofura encanta a web. Vídeo
A bebê elefante aprende desde novinha como se proteger do sol forte da África: passando lama no corpo - Foto: Reprodução/National Geographic

Que coisa mais preciosa! Uma pequena bebê elefante do deserto na Namíbia, no sul da África, foi filmada sendo ensinada pela mamãe sobre como usar lama para se proteger do sol severo da região. O momento é tão encantador que está correndo o mundo. 

As imagens foram retiradas do documentário “Segredos dos Elefantes”, na National Geographic. A estreia está prevista para este feriado. O longa mostra as maravilhas e dificuldades da espécie em meio a ameaça de extinção.

“A coisa mais fascinante sobre a vida dos elefantes é como esses animais incríveis são adaptáveis”, disse Paula Kahumbu, conservacionista da vida selvagem queniana e especialista em elefantes que participou do documentário.

Momento de fofura

O clipe que circula na internet mostra um grupo de elefantes do deserto na Namíbia aproveitando as condições úmidas, se refrescando na lama e em poças d’água, o que é bastante raro na região.

E foi aí que, além da diversão, a chuva também proporcionou uma oportunidade para a bebê elefante aprender uma lição valiosa com a sua manada: a lama será a melhor aliada para o “calorão” africano, mostra a mamãe.

“Para o recém-nascido e sua família, a chuva é um alívio bem-vindo. A princípio, a lama parece confundi-la. Mas não por muito tempo. Quando ela for mais velha, se lembrará deste lugar e de que uma boa camada de lama não é apenas refrescante”, disse a narração.

Como técnica especial, os elefantes do vídeo são vistos se cobrindo de lama para se protegerem de raios ultravioletas nocivos. Que exemplo de skin care, hein!

Espécie diferente

A espécie de elefantes do deserto vive em Namibe. Esses elefantes não são uma espécie geneticamente distinta, mas sim elefantes africanos (Loxodonta africana) que se adaptaram ao clima árido. 

De acordo com especialistas, ele transmitem a prática para as novas gerações e, por meio deste método de se cobrir de lama, conseguem sobreviver em períodos de seca e tempestades de areia.

No entanto, apesar de suas adaptações únicas, a população de elefantes do deserto na Namíbia está em risco de extinção, restando apenas cerca de 150 indivíduos. 

Leia mais notícias boas:

Memória de elefante?

Muitos associam a boa memória ao elefante por conta do mito popular. No entanto, esses animais têm muito mais características impressionantes que os humanos desconhecem.

“Os elefantes bebem o máximo que podem, da maneira que podem. Levará seis meses até que nosso filhote aprenda a usar os 40.000 músculos que controlam sua tromba” afirmou Paula.

Ao ajudar a gravar a cena do bebê elefante, a especialista afirmou que aprendeu muito sobre o comportamento desses gigantes da natureza.

Já vi elefantes fazerem todo tipo de coisa com suas trombas, mas nunca os vi usando-a como uma ferramenta para testar o terreno à sua frente e garantir que seja um terreno firme no qual possam caminhar. Então eu achei muito, muito incrível”, concluiu.

“Uma das coisas mais difíceis para mim, como ecologista, foi ir a tantos lugares diferentes e incríveis e ver que, em todos os lugares que íamos, os elefantes estavam em perigo”, comentou Paula. - Foto: Reprodução/National Geographic

“Uma das coisas mais difíceis para mim, como ecologista, foi ir a tantos lugares diferentes e incríveis e ver que, em todos os lugares que íamos, os elefantes estavam em perigo”, comentou Paula. – Foto: Reprodução/National Geographic

Com informações da Anda