Navio Viking do século 8 é encontrado na Noruega; descoberta histórica!

Um novo registro importante para a história mundial! Um navio da era Viking foi descoberto por arqueólogos na Ilha de Karmoy, no sudoeste da Noruega, considerada o “berço” desta civilização, que viveu entre os séculos 8 e 9 na Escandinávia.
Os vikings se tornaram símbolos de grandes guerreiros e craques em jogos de tabuleiro. No ano passado, o grupo de arqueólogos noruegueses realizou o achado surpreendente na ilha usando um radar de penetração no solo em um túmulo que se pensava estar vazio.
Se confirmado realmente pertencer à civilização antiga, será o terceiro navio encontrado na costa de Karmøy, reafirmando a conexão entre as origens dos povos nórdicos ao local.
Achado histórico
Embora o navio ainda não tenha sido desenterrado, as análises iniciais indicam que o enterro ocorreu por volta do século 8, no início da Era Viking.
O local da descoberta é conhecido como monte Salhushaugen e foi escavado pela primeira vez em 1906 pelo arqueólogo norueguês Haakon Shetelig, que descobriu outros dois navios na região.
No entanto, as escavações iniciais de Shetelig não foram tão promissoras, tendo encontrado apenas pontas de flechas e pás de madeira.
A equipe de pesquisadores liderada pelo pesquisador Håkon Reiersen acredita que as escavações iniciais não foram tão profundas e foram interrompidas assim que uma camada de rochas foi atingida.
No entanto, o navio viking está enterrado precisamente nessa camada.
Terceiro navio viking
As análises de radar indicam que o navio tem cerca de 20 metros de comprimento, o que o torna maior que o navio viking sob o monte Grønhaug e um pouco menor que o enterrado sob o monte Storhaug, ambos próximos ao monte Salhushaugen.
Os pesquisadores ainda planejam realizar outras análises no local antes de iniciar as escavações para desenterrar o navio viking.
“Estamos confiantes de que este sinal em forma de lente realmente vem de um navio. Ele compartilha as dimensões e tamanho dos navios anteriores e está situado no meio do monte. Mas, não sabemos o quão bem preservado está”, afirmou Hakon.
Leia mais notícias boas:
- Descoberta cidade romana completa de 1.800 anos atrás no Egito
- Descoberta sepultura viking rara de mais de mil anos. Veja fotos!
- Cidade que afundou há 3 mil anos ressurge no rio Tigre conservada
Práticas milenares
A prática de enterrar um navio viking está relacionada ao enterro de reis e líderes das tribos, e os montes funerários geralmente eram construídos de forma a serem visíveis para quem passava.
Além disso, eles pareciam estar sobre a água, sugerindo que o defunto não estava morto, mas navegando com seus ancestrais – uma crença que precedeu os vikings.
Os arqueólogos têm a esperança de que futuras escavações no monte Salhushaugen possam revelar mais do que apenas o navio.
Eles acreditam que o local não foi saqueado e que pode conter artefatos da Era Viking.
Com informações de Olhar Digital.

Filhote órfão de lontra resgatado e devolvido ao lago sempre volta para visitar o pai adotivo; vídeo
Pacientes que acordaram do coma e se conheceram no hospital vão se casar
Construtores descobrem estátua de Hércules enterrada há 1.700 anos
Casal adota 4 irmãos para não separar a família; às portas do Natal
Adolescência vai até os 32 anos, revela pesquisa de Cambridge; cérebro tem 5 fases
Chip que devolve a visão deve chegar ao mercado em 2026
Veneno de escorpião poderá ser usado para combater câncer de mama; estudo brasileiro
Brasil zera transmissão do HIV de mãe para filho; menor índice de mortes por Aids em 30 anos
Herói: paramédico de folga salva menina de incêndio em casa
Bombeiros salvam mulher que teve parada cardíaca após atropelamento no DF
Tocar e ouvir música pode reduzir demência em 35%, em idosos, revela estudo
Mariah Carey passa Taylor Swift e lidera ranking de streaming com sucesso de Natal