Frutas, verduras e outras carnes além de saborosos também podem ajudar com um dos problemas mais comuns da nossa população: esses alimentos ajudam a controlar a hipertensão!
Cuidar da pressão alta é fundamental para uma vida mais longa e saudável. Pelos dados do Ministério da Saúde, a hipertensão já atinge mais de 30% dos brasileiros, adultos, jovens e até crianças! A doença é silenciosa, o que dificulta o diagnóstico.
Tudo começa com a diminuição do consumo de sal e alimentos que contenham alto teor de sódio. Pense que boa parte dos problemas pode ser reduzida pela escolha do que comer, assim lembre-se que certos alimentos podem te ajudar. Confira!
Abacate
Apesar de ser uma fruta calórica, quando consumida com moderação, o abacate é muito saudável! Mas olha, não dá pra colocar muito açúcar ou leite condensado, viu?
A ideia é que a fruta seja consumida pura, com sementes ou até mesmo em vitamina com água!
O abacate tem propriedades que podem ajudar no controle do colesterol, estresse e no envelhecimento precoce.
Água de Coco
Geladinha é melhor ainda! A água de coco é rica em potássio e ajuda a manter o corpo hidratado.
A água de coco reduz o inchaço nas artérias e vai ajudar muito a combater a hipertensão!
Alho
Com diversas propriedades anti inflamatórias, o alho pode ser consumido cru, assado ou frito!
O alho ainda ajuda a conservar alimentos quando adicionado a outros pratos. No combate a hipertensão, o alho tem nutrientes que atuam diretamente para diminuir a pressão.
Banana
Outro alimento rico em potássio é a banana! Os benefícios da banana são inúmeros para saúde, ajuda a prevenir diabetes, fortalece o sistema imunológico, faz um bem danado para o coração.
A banana também é ótima para quem pratica exercícios físicos! Rica em carboidratos, a banana é uma fonte de energia para os esportistas.
Lei mais notícias boas
- Ronnie Von revela que galinheiro e árvores o curaram da depressão e ansiedade
- Frutinha baixa pressão alta e evita AVC
- Ultrassom intracraniano pode tratar depressão e tremores
Clara de Ovo
Um estudo realizado por pesquisadores espanhóis mostrou que a clara de ovo é rica em proteínas que exercem efeitos muito potentes de vasodilatação!
O ovo é um assunto muito polêmico quando se trata de consenso entre os pesquisadores. Por isso, é recomendável que a clara seja consumida com moderação, alternando entre ovo cozido e poché.
Espinafre
Folhas verde-escuras são muito conhecidas por benefícios à saúde, inclusive no combate ao câncer.
Também com grande quantidade de potássio, o espinafre é outro alimento que combate a hipertensão, aliviando o inchaço nas artérias.
Farelo de Trigo
Alimentos integrais também ajudam a controlar a pressão alta. O alto teor de fibras presente nos grãos e cereais, reduzem a absorção das gorduras pelo organismo e favorece o equilíbrio entre o bom colesterol (HDL) e o ruim (LDL).
Com uma quantidade de magnésio, zinco e vitaminas do complexo B, o farelo de trigo promove a dilatação dos vasos e diminui a pressão arterial.
Frutas Vermelhas
As frutas vermelhas, como o morango, amora, mirtilo e framboesa, tem essa cor avermelhada por ter em sua composição um pigmento chamado antocianina.
A antocianina tem função antioxidante, que ajuda a reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom, além de favorecer a circulação e o controle da pressão arterial.
Melancia
Fibras e água! A melancia é ótima para eliminar líquidos em excesso do corpo e a redução da absorção de gordura.
Rica em citrulina, uma substância ajuda no relaxamento dos vasos sanguíneos, a melancia é um dos 10 alimentos que tem que estar no cardápio daqueles que querem combater a hipertensão!
Salmão
O salmão é um peixe rico em gorduras boas, como o ômega-3, que tem propriedades anti-inflamatórias e contribui para o equilíbrio dos níveis do colesterol bom e ruim.
Protegendo contra doenças cardiovasculares, o salmão tem muito potássio, e atua diretamente na redução da pressão arterial.
A ingestão desses alimentos acima, devem ser combinada com a prática de exercícios físicos e o não consumo em grandes quantidades de álcool e açúcar.
Então bora se exercitar pessoal, uma dieta equilibrada, junto com atividade físicas é a chave para viver mais e melhor!
Com informações de Medprev.