Nova carteira de identidade exclui sexo, tem QR Code e código de segurança

-
Por Renata Giraldi
Imagem de capa para Nova carteira de identidade exclui sexo, tem QR Code e código de segurança
A nova carteira de identidade do brasileiro entra em vigor a partir do mês que vem - Foto: reprodução / gov.br

O modelo da nova Carteira Nacional de Identidade (CIN) vai mudar já no próximo mês e vem cheio de novidades. Ele deve ficar mais inclusivo e representativo, além de aumentar a proteção contra falsificações e fraudes.

A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (19/05) pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDH). O novo documento vai ser impresso sem o campo referente ao sexo e constará apenas NOME (o qual a pessoa declara no ato da emissão), sem distinção entre nome social e nome do registro civil.

Haverá também um QR Code e um código de padrão internacional chamado MRZ. As mudanças são uma resposta à decisão de governo de promover mais cidadania e respeito às pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queers, intersexos, assexuais e outras (LGBTQIA+).

Oficialmente

O decreto que vai regulamentar a emissão da CIN com as alterações tem previsão de ser publicado no final de junho. A partir da publicação da norma, todos os novos documentos  serão emitidos no novo modelo.

Para o secretário de Governo Digital, Rogério Souza Mascarenhas, as alterações no novo documento vão retratar com mais fidelidade o cidadão brasileiro.

“Pretendemos que esse seja um instrumento que permita a reconstrução da relação de cidadania entre o Estado e o cidadão, que a gente saiba com quem que a gente está falando e que essa pessoa possa exigir do Estado seus direitos e cumprir seus deveres, além de ser reconhecido como uma pessoa.”

Para a emissão do novo documento, os interessados devem procurar os postos da Secretaria de Segurança Pública do estado onde mora.

Leia mais notícias boas

Fraudes

De acordo com a Secretaria de Governo Digital, com a nova identidade, a probabilidade de fraudes é menor, uma vez que antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF.

Com a CIN, o cidadão passa a ter um número de identificação apenas. A nova carteira apresenta ainda um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone.

A nova CIN contará também com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna ainda um documento de viagem.

A CIN é emitida nos modelos em papel e policarbonato (plástico), além do formato digital, que fica disponível no aplicativo GOV.BR.

O Ministério da Gestão presta apoio técnico aos estados para a efetivação do serviço. Até abril, mais de 460 mil CINs físicas foram emitidas e mais de 330 mil baixadas no aplicativo GOV.BR.

Autorização

A Carteira de Identidade Nacional segue o disposto na Lei nº 14.534/2023, sancionada pelo presidente da República, que determina o CPF como número único e suficiente para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos.

A CIN está apta a ser emitida em 12 estados brasileiros: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Veja aqui o modelo da nova carteira 

A nova carteira de identidade aberta, frente e verso - Foto: reprodução / Gov.br

A nova carteira de identidade aberta, frente e verso – Foto: reprodução / Gov.br

A nova carteira de identidade será inclusiva e terá mais segurança - Foto: reprodução / Gov.br

Em junho, a nova carteira de identidade já será emitida. Nela, nada de referência a sexo da pessoa ou informações que levem à discriminação – Foto: reprodução / Gov.br

Clique para conferir os novos modelos do documento.