1º lote da restituição do imposto de renda será pago na próxima semana. Veja datas

O prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) vai até 31 de maio, quarta-feira, às 23h59 e muita gente já se prepara para receber a restituição justamente nesta data, quando começa o pagamento do primeiro lote.
Inicialmente, serão contemplados 4,1 milhões de contribuintes que estão fila de prioritários, como idosos acima de 80 anos, pessoas com deficiência, professores e quem entregou a declaração pré-preenchida ou optou por receber a restituição pelo PIX.
No total, serão cinco lotes que vão de maio a setembro (ver mais abaixo as datas). O pagamento é feito para quem apresentar deduções – abatimentos no valor final da tributação. Os descontos são oferecidos pela restituição.
Prioridades
O contribuinte tem prazo para o resgate da restituição de um ano. O depósito é feito na conta corrente informada ou via chave PIX de número CPF que foi cadastrada ao enviar a declaração. Vale o PIX apenas com a chave do CPF.
De acordo com a Receita Federal, quem escolheu o PIX para ressarcimento terá prioridade no recebimento, além de alguns grupos específicos:
- Idosos com mais de 80 anos;
- Pessoas acima de 60 anos;
- Pessoas com deficiência;
- Pessoas cuja principal fonte de renda é o magistério;
- Quem enviou a declaração até 10 de maio.
Datas de recebimento
O depósito é feito sempre no último dia útil de cada mês, de maio até setembro. Uma semana antes do pagamento a Receita Federal libera a consulta.
Para consultar se a restituição estará disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet e clicar nos itens “Meu Imposto de Renda” e “Consultar a Restituição”.
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.
Leia mais notícias boas
- Prazo para declarar Imposto de Renda termina em 3 semanas. Como fazer?
- Novo salário mínimo entra em vigor e mais brasileiros deixam de pagar IR
- Trabalhador que ganha até R$ 2.640 deixará de pagar imposto de renda. Veja!
Declarações
A entrega da declaração do imposto começou no dia 15 de março e termina em 31 de maio, às 23h59.
Até esta terça-feira (23) a Receita Federal recebeu mais de 27 milhões declarações. A expectativa é chegar a 39,5 milhões até o fim do prazo.
Para saber quando receberá, basta acessar o site da Receita Federal.
Com informações da Receita Federal e Agência Brasil