Terapia aplicada no Brasil faz câncer entrar em remissão em 1 mês. Paciente sofria há 13 anos

-
Por Vitor Guerra
Imagem de capa para Terapia aplicada no Brasil faz câncer entrar em remissão em 1 mês. Paciente sofria há 13 anos
As imagens mostram a remissão do câncer um mês após a terapia revolucionária brasileira. Foto: Reprodução/Arquivo pessoal.

Uma terapia revolucionária, aplicada no Brasil, fez o câncer entrar em remissão em um homem que vinha lutando contra a doença há 13 anos. E mais: a remissão foi em apenas 1 mês. Outra notícia boa: a terapia que foi feita na rede pública, pelo SUS.

Paulo Peregrino é um publicitário de 61 anos e foi uma das primeiras pessoas no país a passar pelo tratamento com CAR-T Cell, uma terapia inovadora desenvolvida pela farmacêutica suíça Novartis. Essa tecnologia modifica células de defesa do corpo do paciente e faz com que elas matem o tumor sem afetar as células saudáveis.

“Foi uma resposta muito rápida e com tanto tumor. Fiquei muito surpreso de ver a resposta, porque a gente tem que esperar pelo menos um mês depois da infusão da celular”, disse Vanderson Rocha, coordenador nacional de terapia celular da rede D’Or e professor da USP.

Gratuito e revolucionário

O tratamento foi realizado no Sistema Único de Saúde e faz parte de um protocolo da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Instituto Butantan e o Hemocentro de Ribeirão Preto.

No Brasil, dos 14 pacientes que foram submetidos à tecnologia na rede pública, todos apresentaram remissão de ao menos 60% dos tumores que tinham.

O tratamento envolve a coleta das células T (células com funções imunológicas) do paciente, que são congeladas e enviadas para o laboratório da Novartis nos Estados Unidos.

Lá, elas são modificadas geneticamente, multiplicadas e passam por uma espécie de “treinamento”, tornando essas células muito agressivas contra o câncer.

Depois, essas mesmas células agora treinadas, são inseridas no corpo do paciente e possuem uma alta efetividade em encontrar e matar o tumor.

Tratamento de alto custo

O SUS espera tratar mais 75 pacientes no segundo semestre de 2023.

O tratamento é de alto custo, mas o Brasil tem conseguido introduzir a tecnologia via rede pública, felizmente, para que todos tenham acesso.

Leia mais notícias boas

Virada em um mês

Paulo estava próximo de receber cuidados paliativos depois de 13 anos lutando contra a doença, quando foi submetido ao tratamento no Centro de Terapia Celular (USP).

Uma tomografia feita por Paulo antes e depois do tratamento, mostram como o uso da CAR-T Cell fez toda diferença no processo de remissão que o homem sofreu.

“Quando a gente viu, todo mundo vibrou. Coloquei no grupo de professores titulares da USP e todo mundo ficou impressionado ao ver a resposta que ele teve”, disse Vanderson.

Remissão ou cura

Ainda que a remissão da doença seja algo a se comemorar muito, ainda não podemos chamar de cura.

“Remissão completa (caso de Paulo) não é o mesmo que cura. Ela indica que não há evidência de doença detectável em um determinado momento”, explica Adriana Barrichello, oncologista do Hospital Sírio Libanês.

A médica acrescentou que ainda que o paciente não tenha evidências da doença, existe um risco de recorrência.

“A cura, por outro lado, mostra que o tumor foi erradicado e que, essencialmente, não há chance de retorno no paciente”.

O CAR-T Cell não pode ser usado para todos os tipos de cânceres, apenas a leucemia linfoblástica B, linfoma não Hodgkin de células B e mieloma múltiplo, que atinge diretamente a medula óssea. Essa última ainda não está disponível no Brasil.

Próximo a ser submetido a cuidados paliativos, Paulo ganhou uma nova chance! Foto: Reprodução/Arquivo pessoal.

Próximo a ser submetido a cuidados paliativos, Paulo ganhou uma nova chance com a terapia brasileira que levou o câncer à remissão! Foto: Reprodução/Arquivo pessoal.

Com informações de Olhar Digital e Oncoguia