Inflação cai no Brasil, surpreende mercado e deve pressionar juros para baixo

-
Por Renata Giraldi
Imagem de capa para Inflação cai no Brasil, surpreende mercado e deve pressionar juros para baixo
A inflação cai no Brasil e registra, pela primeira vez, o menor índice entre os países desenvolvidos. - Foto: Pixabay

Que notícia boa! A inflação cai no Brasil – ao contrário do que previa o mercado –  e traz um marco histórico: pela primeira vez na história, o Brasil tem uma inflação muito menor que a média do mundo desenvolvido.

Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, a taxa ficou em 0,23% em maio deste ano. Com o resultado divulgado nesta quarta-feira (7), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação registrada pelo Brasil é de 2,95% no ano.

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, que segura a taxa de juros nas alturas justamente por causa da  inflação, comemorou o resultado.

O que pressionou o índice

O principal impacto na inflação de maio veio do grupo de despesas, saúde e cuidados pessoais, que registrou alta de preços de 0,93%, puxada por itens como planos de saúde (1,20%), itens de higiene pessoal (1,13%) e produtos farmacêuticos (0,89%).

Já dois grupos de despesas acusaram deflação (queda de preços) e evitaram uma inflação maior: transportes (-0,57%) e artigos de residência (-0,23%).

O comportamento dos transportes foi influenciado pela queda de preços das passagens aéreas (-17,73%) e combustíveis (-1,82%) como óleo diesel (-5,96%), gasolina (-1,93%) e gás veicular (-1,01%).

Os alimentos continuaram registrando inflação positiva (0,16%), mas em nível abaixo de abril (0,71%), devido ao comportamento de itens como preços das frutas (-3,48%), do óleo de soja (-7,11%) e das carnes (-0,74%).

Leia mais notícia boa:

O que vem pela frente

Para o economista Fernando Gomes, em entrevista à Rádio Câmara, a partir destes dados de maio, a conduta de cautela ainda deve permanecer na próxima reunião do Banco Central, do Comitê de Política Monetária (Copom).

É o Copom que define sobre a possível redução dos juros básicos. Segundo o economista, a cautela é motivada pelo cenário inflacionário externo.

Presidente do BC

Já o presidente do BC ressaltou o fato de a queda da inflação estar acompanhada da revisão positiva do crescimento no país.

“A queda da inflação tem sido associada a uma melhora do crescimento, não piora. Então quando digo que o cenário clareou um pouco é porque a gente tem uma revisão de crescimento para cima e, ao mesmo tempo, tem uma revisão de inflação para baixo, enquanto o mundo está indo no caminho contrário”, concluiu.

O setor alimentício foi o mais impactado positivamente pela queda da inflação. - Foto: Pixabay

O setor alimentício foi o mais impactado positivamente pela queda da inflação. – Foto: Pixabay

Com informações da Agência Brasil e Agência Câmara.