Passou dos 50 anos e procura emprego? Veja 5 dicas de especialistas

Passou dos 50 anos, procura um emprego e não sabe como encontrar? Especialistas ensinam como usar a experiência a seu favor e o que você precisa fazer para conseguir a vaga.
Pelos dados do Censo 2022, a população envelhece e, naturalmente, a mão de obra também. A previsão é que, em 2060, os brasileiros com mais de 40 anos serão mais da metade (54,4%) dos trabalhadores em atividade no país.
Porém, se há desafios para o país e os empresários, os trabalhadores também têm de se preparar para enfrentar o mercado de trabalho. A missão número 1 é: manter-se atualizado, ciente das novas tecnologias.
Aproveitar sua experiência
Especialistas afirmam que o trabalhador maduro deve usar a experiência adquirida, ao longo dos anos, a favor dele e não contra.
Na prática significa recordar do que foi positivo e transformar o negativo em conhecimento e sabedoria. Nada de lamúrias nem tristezas.
Dicas dos profissionais
Os desafios existem para quem passou dos 50 e busca recolocação, mas, de acordo com os especialistas, é importante estar atendo a esses pontos específicos:
- Use seu conhecimento em benefício próprio. Anos de experiência são sempre bem-vindos. Use o que aprendeu ao longo da vida para aplicar no novo emprego [e mostre isso na entrevista].
- Mostre que é mão de obra qualificada. A capacidade de reinvenção da carreira e as soft skills (habilidades sociais) não serão facilmente replicáveis pela inteligência artificial. [Então aproveite o que sabe].
- Novas tecnologias não são um bicho-papão, veja como aliadas, não como adversária. Enfrente as dificuldades, faça cursos e busque aprender. [Está cheio de cursos online]
- Atualize-se sempre na sua área. Independentemente das novas tecnologias, o profissional não pode ficar parado nem aguardar que o conhecimento caia do céu. [procure atualizações onlie]
- Vença o etarismo. Algumas empresas ainda associam a maior idade à falta de produtividade ou resistência à tecnologia, o que é um equívoco. É importante vencer estereótipos.[mostre interesse em aprender]
Leia mais notícia boa
- Atrizes entre 50 e 60 anos posam contra etarismo. Beleza não tem idade
- Caco Ciocler e Luciana Braga usam a internet para combater etarismo
- Universitária discriminada por ter 45 anos ganha bolsa e vai estudar no Reino Unido
Mudança de mentalidade nas empresas
Com o envelhecimento da população, as empresas precisarão contratar profissionais mais maduros e é importante que se preparem para atender às exigências do mercado de trabalho.
É preciso também vencer preconceitos, tanto os que carregam como os que existem contra estes profissionais mais vividos.
Vale lembrar que a experiência de um profissional é um verdadeiro atalho para alcançar mais rápido objetivos e produtividade.
Com informações do jornal O Extra.

Campanha de fotos em caixa de leite ajuda a encontrar pessoas desaparecidas no Brasil
Histórico! Lucas Pinheiro conquista a primeira medalha de ouro do Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno
Foliões cantam Baby Shark para bebê em sacada durante bloquinho no RJ
Jovem com paralisia cerebral termina faculdade de Desenvolvimento de Sistemas e comemora
Felca pede disque-denúcia para maus-tratos de animais após caso do cão Orelha
Desligue o wi-fi do celular antes de ir para o Carnaval; veja dicas de segurança
Shakira grava vídeo sobre show em Copacabana, no Rio, assista
Brasileiro de 8 anos é convocado para representar o país no Mundial de Karatê na Itália
Ilia Malinin, o “Deus dos saltos quádruplos” se levanta após queda e leva ouro na Olimpíada de Inverno
Lais Souza conhece a dra. Tatiana Sampaio, da polilaminina, após 12 anos tetraplégica
Irmãos gêmeos do Sul são aprovados juntos em Medicina
Carnaval do bem: bloCão transforma fantasia em ajuda para cães resgatados