Caco Ciocler e Luciana Braga usam a internet para combater etarismo

-
Por Renata Giraldi
Imagem de capa para Caco Ciocler e Luciana Braga usam a internet para combater etarismo
Luciana Braga e Caco Ciocler reforçam que não há idade para aprender! - Foto: redes sociais

Os artistas resolveram abraçar a campanha contra o etarismo – o preconceito por idade. Os atores, diretores e produtores Luciana Braga, de 60 anos, e Caco Ciocler, de 51, usaram as redes sociais para mostrar que não há idade para correr atrás dos sonhos nem realizar projetos. Ambos retornaram à faculdade depois dos 50.

A reação deles ocorre no momento em que três universitárias, de Bauru, no interior de São Paulo, humilharam a colega, de 44 anos, que ingressava no curso superior de biomedicina.

Nas redes sociais dos artistas, a repercussão foi imediata. Os internautas relataram casos e histórias de parentes e amigos, alguns sobre si mesmos, de quem voltou para a sala de aula porque em algum momento da vida teve de abrir do projeto pessoal.

Luciana Braga

No perfil pessoal no Instagram, a atriz foi bastante objetiva. “Todos os que vivem, sem exceção, irão envelhecer. Eu pretendo não desperdiçar nem um minutinho.”

“Entrei na faculdade aos 55 anos e me graduei aos 58. Aos 60 ando bem contente e iniciando muita coisa nova. A vida acontece o tempo todo, pra todo mundo que mantém o interesse por ela”, disse a atriz, que concluiu o curso de Artes Cênicas.

Nas redes sociais, a atriz faz campanha política, a favor dos menos favorecidos, do teatro e das artes em geral. Ela reúne  33,4 mil seguidores e posta imagens de ativismo.

Caco Ciocler

Aluno do curso de biologia de uma universidade privada no Rio de Janeiro, mostrou nas redes sociais que é aluno nota 10!

“Tenho 51 anos, faço faculdade, sei o que é Google e tiro dez na prova”, postou o ator no perfil no Instagram, colocando a nota.  O artista é formado em engenharia.

A postagem de Caco Ciocler mexeu com os internautas que também reagiram. A campanha é feita no momento em que três universitárias, do interior de São Paulo, humilharam uma colega, de 44 anos, por ela estar fazendo faculdade.

Repercussão

A reação dos internautas à postagem de Luciana Braga foi imediata.

No Instagram, a atriz Lea Parrini disse que: “Eu entrei pro teatro com 41 e estou terminando o curso em julho. Sou sua fã desde Tieta e se um dia, por obra do destino, estiver em alguma novela com você, será um sonho realizado”.

Uma personal organizer e bibliotecária também comemorou. “Eu estou 47 anos e faço 48 em maio e quero iniciar meu mestrado. Dai-me forças! Parabéns a vc! Graduou-se em quê? Eu sou Bibliotecária de formação.”

Após a postagem de Caco Ciocler, que tem 376 mil seguidores, motivou os internautas.

Uma mulher, de 41 anos, com duas graduações reagiu. “Tenho 41 anos e 10 meses, formada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV, formada em Administração de Empresas, estou no 9º semestre de Direito e aprovada na primeira fase do 37º Exame da OAB, estudando muito para a segunda fase.”

Outra complementou: “Minha mãe fez Pedagogia aos 60. Se dedicava muito e hoje deixou um legado gigante de conhecimento, amor e respeito não só pra família mas à todos que conviveram com ela. Nos deixou há 4 anos e até hoje recebemos mensagens de ex-alunos, de colegas de trabalho de todas as escolas por onde ela passou.”

Leia mais notícia boa

Para lembrar do caso

Três estudantes universitárias viralizaram nas redes sociais no último dia 10 por protagonizarem um vídeo repugnante em que debocham de uma colega de classe por ela ter 44 anos.

As universitárias cursam biomedicina na faculdade privada Unisagrado, em Bauru (SP). De acordo com a imprensa, elas desistiram do curso após a repercussão negativa do vídeo que fizeram.

Houve uma reação coletiva em apoio à estudante humilhada.