Brasil terá a 1ª sede internacional da Universidade de Oxford este ano

A Universidade de Oxford vai inaugurar a primeira unidade fora do Reino Unido e o destino escolhido foi o Brasil! O foco será em incentivar pesquisas científicas para formação de cientistas na América Latina. Incrível!
Nomeada Oxford Latam Unit (Unidade de Oxford da América Latina), a abertura de vagas deve começar ainda em 2023 com início das aulas em 2024. A cidade que abrigará a sede já foi decidida, mas os envolvidos estão aguardando as últimas fases de assinatura do contrato para revelar o local.
A iniciativa é uma parceria do Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Universidade e a empresa brasileira de pesquisa Sail For Health. “O que podemos adiantar é que será um espaço físico próprio, com salas de aula, laboratórios, auditórios para simpósios e workshops, toda a infraestrutura adequada para receber cientistas do mundo inteiro”, disse a empresa Sail for Health em comunicado.
Acordo
O acordo vinha sendo discutido há anos, quando a Oxford fez uma parceria com o Ministério da Saúde para desenvolver a vacina AstraZeneca.
A iniciativa também tem apoio do Governo britânico e o suporte acadêmico e científico da Universidade de Siena, na Itália.
Em comunicado, a empresa explicou que o objetivo é fomentar ainda mais a pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico na América Latina.
“A Oxford LATAM United terá como objetivo promover o ecossistema de saúde na América Latina e fortalecer a área de pesquisa clínica para a região, com foco especial em saúde pública”, explicou.
A empresa disse ainda que a escolha pelo Brasil não foi à toa, e o objetivo é que o país domine as 3 fases de pesquisa clínica, atraindo pesquisadores e mais investimentos para a América Latina.
Leia mais notícia boa:
- Filho de catador e doméstica passa em Oxford: “Se sou possível, é por causa deles”
- Brasileiro superdotado é aprovado para estudar em Harvard e Oxford
- Estudar quase de graça em Oxford e MIT. Bolsa de estudo paga até 95%
Saúde pública
Uma das iniciativas será a produção e testes de medicamentos e vacinas.
Até o momento, os cursos confirmados são: pós-graduação em biotecnologia e desenvolvimentos de vacina, vacinologia, desenvolvimento clínico e saúde global em vacinas.
A Universidade Oxford no Brasil, primeira fora do Reino Unido, também terá cursos de mestrado, mas ainda sem previsão de início.
Com informações de Correio Braziliense.

Técnica inovadora salva vida de jovem com 85% do corpo queimado em MG
Começa Feirão Limpa Nome: 99% de desconto para renegociar dívidas em 70 vezes
5 brasileiros estão ranking dos 100 líderes climáticos mais influentes do mundo, da Time
Brasil terá cirurgia robótica para câncer de próstata no SUS; veja quando começa
Idoso brasileiro de 89 anos se forma em História e realiza sonho; vídeo
Apoio de Gisele Bündchen fará escola infantil abandonada reabrir no RS
Calendário 2026 dos Bombeiros de Lisboa vai ajudar crianças com câncer; vídeo