Anvisa aprova novo tratamento contra Diabetes que também ajuda a perder peso

-
Por Renata Giraldi
Imagem de capa para Anvisa aprova novo tratamento contra Diabetes que também ajuda a perder peso
A Anvisa aprovou a venda do Mounjaro, a tirzepatida, remédio para Diabetes que também usado para emagrecer - Foto: Tesa Robbins / Pixabay

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, autorizou a comercialização de um novo tratamento contra Diabetes tipo 2 que ajuda a perder peso. É que ele tem efeitos de hormônios intestinais que atuam na sensação de saciedade e ativam o metabolismo.

Com o nome comercial de Mounjaro, a tirzepatida é uma medicação injetável, aplicada uma vez por semana, com ação nos receptores de dois hormônios produzidos naturalmente no organismo.

Os receptores GLP-1 (peptídeo do tipo glucagon 1) e GIP (polipeptídeo insulinotrópico dependente de glicose) atuam no controle do nível glicêmico do sangue e na sensação de saciedade.

Outras finalidades

A bula do Mounjaro, a tirzepatida, é clara: a indicação é para o tratamento do Diabetes tipo 2, não para perda de peso.

Porém, passou a ser usado de forma off-label cuja finalidade é diferente da indicada porque faz parte do chamado grupo de “canetas emagrecedoras” no Brasil.

No ano passado, o antidiabético Ozempic, da Novo Nordisk, viralizou após comprovação que ajudava no tratamento de combate à obesidade.

Recentemente foi aprovado pela Anvisa também o Wegovy, medicamento semelhante, mas com indicação contra obesidade. Ainda não está no mercado.

Leia mais notícia boa:

Como funciona

O recém-aprovado Mounjaro, a tirzepatida, e os outros dois medicamentos têm efeitos de hormônios intestinais que atuam na sensação de saciedade e no metabolismo do corpo humano.

Com a tirzepatida associada a à dieta e aos exercícios físicos, a expectativa é melhorar o controle glicêmico em adultos com diabetes mellitus tipo 2 (T2DM).

De acordo com a Anvisa, o diabetes é um problema de saúde global que afeta aproximadamente 463 milhões de adultos, que têm de 20 a 79 anos, no mundo.

O diabetes mellitus tipo 2 é uma das principais causas de insuficiência renal, cegueira e amputação.

Infelizmente os especialistas têm um prognóstico negativo sobre a doença.

A estimativa é que até 2030, 578,4 milhões de adultos, com 20 a 79 anos e, tenham a doença.

Até 2045, a projeção é que 700,2 milhões viverão com diabetes.

A tirzepatida controla a glicemia e reduz o peso corporal. - Foto: reprodução Google Imagens

A tirzepatida controla a glicemia e reduz o peso corporal. – Foto: reprodução Google Imagens