Avião da FAB com brasileiros que estão Israel deve chegar 4ª feira aqui

-
Por Renata Giraldi
Imagem de capa para Avião da FAB com brasileiros que estão Israel deve chegar 4ª feira aqui
A FAB preparou seis aeronaves para o resgate dos brasileiros. A previsão é que o primeiro avião pouse hoje em Tel Aviv, em seguida, virão os outros. - Foto: reprodução / Instagram @fab_oficial

Depois dos ataques do Hamas ao sul do país, Israel autorizou o envio de aviões da Força Aérea Brasileira para resgatar brasileiros que estão na área de conflito. A previsão é que o primeiro avião da FAB vindo de Israel chegue a Brasília nas primeiras horas desta quarta-feira (11). No total, foram preparadas seis aeronaves para a operação de resgate.

O Ministério das Relações Exteriores informou que, pelo menos 1.700 brasileiros, a maioria turistas, procuraram a embaixada do Brasil em Tel Aviv com pedidos para sair de Israel.

A procura aumentou desde sábado (7) quando começaram os primeiros atos do grupo Hamas, que vitimaram israelenses e palestinos, deixando mais de 1.500 mortos, além de feridos e desaparecidos. Os ataques ocorreram por terra e ar, no sul do país, na região da Faixa de Gaza.

Aviões da FAB

A FAB preparou seis aeronaves para o resgate dos brasileiros. A previsão é que o primeiro avião pouse hoje em Tel Aviv, em seguida, virão os outros.

O primeiro avião tem capacidade para 230 passageiros e deve decolar ainda nesta terça-feira (10). O voo será direto até a base aérea de Brasília, chegando nas primeiras horas desta quarta-feira.

De acordo com o Itamaraty, têm prioridade os brasileiros que moram no Brasil e estão sem passagem aérea para regressar ao país.

O segundo avião partirá do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, e tem espaço para 230 lugares.

Até sábado estão previstos mais três voos.

Leia mais notícia boa  

Apoio aos brasileiros

O Itamaraty informou que o Escritório de Representação do Brasil em Ramala, no sul de Israel, foco do conflito, mantém contato com os brasileiros na Faixa de Gaza.

Um plano de retirada está em curso com apoio da Embaixada do Brasil no Egito.

Pelos dados do Ministério das Relações Exteriores, há 14 mil brasileiros que vivem em Israel e cerca de 6 mil moram na Palestina, a grande maioria não está na área de conflito.

Um brasileiro ficou ferido e três seguem desaparecidos.

Plantão de ajuda

Os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), com Whatsapp, permanecem em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência.

O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.

O avião da FAB com brasileiros que estão Israel deve chegar 4ª feira aqui

Veja os outros aviões da FAB que vão resgatar brasileiros:

Com informações da EBC