Brasileira que achou asteróide vai conduzir experimento na Nasa

Por Vitor Guerra
Imagem de capa para Brasileira que achou asteróide vai conduzir experimento na Nasa
Laysa será a primeira brasileira a conduzir um experimento em gravidade zero na Nasa, após descobrir um asteróide. - Foto: Reprodução/Arquivo pessoal.

Laysa Peixoto será a primeira mulher brasileira a conduzir um experimento científico em gravidade zero na Nasa. Ela já faz parte da Mission Concept Academy, um instituto que treina pesquisadores que querem seguir carreira na agência espacial norte-americana.

Laysa é de Belo Horizonte, Minas Gerais, e tem 20 anos. Em 2021, quando tinha 18 anos, a jovem simplesmente descobriu um asteroide. A adolescente já vem trilhando uma relação de confiança com a agência.

Após a descoberta, ela participou de um treinamento para astronautas nas instalações nos Estados Unidos. Agora, Laysa está estudando duas tecnologias, o MADSS (Marts Adaptive Support System), que pode ajudar astronautas em missões à Marte, e a AquaMoon, que será capaz de extrair água da Lua. Brilha, Laysa!

Escola pública

O experimento dela está previsto para 2024. A jovem quer desenvolver novos sistemas propulsores espaciais que sejam mais eficientes e menos poluentes para a Terra.

Estudante de escola pública durante toda a infância, hoje ela é aluna da faculdade de Física e Ciência da Computação, na Manhattan College, uma das mais famosas dos Estados Unidos.

Toda a dedicação da garota deu super certo e hoje ela é uma promessa.

Além de tudo que já fez, Laysa se aventurou em novos campos e criou uma plataforma educacional para crianças e jovens terem acesso a cursos gratuitos. Democratização do ensino!

A plataforma Elliptica tem função social, é sem fins lucrativos e trabalha com o lema “Ciência para todos”.

Experimento na Nasa

Entre as diversas pesquisas que tem desenvolvido junto à agência espacial norte-americana, Laysa se prepara para uma especial.

O experimento “Adaptive Magneto-Eletric Propulsion for Variable Gravity Environments (AMEP-VGE), é a grande novidade!

O foco principal é construir propulsores espaciais que sejam menos poluentes para a Terra. O voo teste está previsto para o primeiro trimestre do ano que vem.

Leia mais notícia boa

Asteroide

Em 2021, a brasileira descobriu um asteroide, que foi batizado de LPS 003, iniciais do nome da adolescente.

Na época, Laysa participou da campanha da Nasa, “Caça Asteróides”.

Veja onde ela chegou agora. Que orgulho!

O foco de Laysa é ser a primeira brasileira a ir para o espaço. Foto: Reprodução/Arquivo pessoal.

Com informações de O Tempo.