Queda de cabelos: Anvisa aprova novo remédio para tratamento

Notícia boa para quem sofre com queda de cabelos: a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo tratamento no Brasil contra alopecia areata. O medicamento pode recuperar até 80% em área do couro cabeludo que antes estava sem fios!
Conhecido pelo nome comercial de Olumiant, o remédio já era liberado no Brasil para tratar covid-19, artrite reumatoide e dermatite atópica. Agora, ele entra na lista para combater a alopecia, que causa queda repentina de cabelo no couro cabeludo, cílios, sobrancelhas e barba, por exemplo.
Para a aprovação no país, a Anvisa analisou testes realizados com 1,2 mil pacientes com quadros graves da doença. O estudo foi conduzido por cientistas da Universidade de Campinas (Unicamp), entre outras instituições de ensino e pesquisa.
Alopecia areata
A alopecia areata provoca queda de fios de cabelo principalmente em locais arredondados ou ovais no couro cabeludo e em outras partes do corpo.
Em casos graves da doença, todos os pelos do corpo podem cair, inclusive os da sobrancelhas e cílios.
A farmacêutica norte-americana Eli Lilly, fabricante do medicamento, realizou uma pesquisa com 747 pessoas sobre a doença.
Do total, 40% deles perderam quase todo o cabelo. A enfermidade foi muito associada às palavras constrangimento e ansiedade.
Como o remédio age
O baricitinibe, ou Olumiant, enibe a enzima Janues quinase (JAK), associada aos ataques aos folículos capilares.
Com isso, o medicamento consegue impedir o ataque das células imunológicas.
Para aprovar o medicamento, testes foram realizados e os resultados surpreenderam.
Leia mais notícia boa
- Menina de 5 anos doa longos cabelos para ajudar mulher com câncer
- Cientistas brasileiros descobrem substância que reverte de vez os cabelos brancos
- Cabelo branco é reversível, descobrem cientistas dos Estados Unidos
Eficácia comprovada
Foram 36 semanas de tratamento para 1,2 mil pacientes.
Ao final do estudo, um em cada quatro pacientes que tomaram a baricitinibe de menor dosagem (2 mg) tiveram bons resultados.
Resultado semelhante para um em cada três que tomaram a dose maior (4 mg).
O Olumiant cobriu 80% ou mais do couro cabeludo desses pacientes.
Aqueles que utilizaram placebo tiveram melhoras de 3% a 5%.
A medicação também apresenta alguns efeitos colaterais, como o aumento no risco de infecções e alterações no colesterol.
 
    Com informações de Olhar Digital.

 Imagine Dragons em Brasília; Dan Reynolds, que sofre de depressão, pede que ninguém desista de si mesmo
Imagine Dragons em Brasília; Dan Reynolds, que sofre de depressão, pede que ninguém desista de si mesmo Lázaro Ramos e Fernanda Montenegro são as celebridades mais influentes do Brasil em 2025; veja ranking
Lázaro Ramos e Fernanda Montenegro são as celebridades mais influentes do Brasil em 2025; veja ranking Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças” Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR