Enem dos concursos: governo lança site oficial com informações; Veja cronograma

O Enem dos concursos foi anunciado pelo governo federal há pouco tempo e agora ganhou site oficial. O Concurso Nacional Unificado será no ano que vem e vai ofertar mais de 6 mil vagas em órgãos públicos de todo o país. Mais uma notícia boa para concurseiros!
No site, além de uma explicação da como funciona a iniciativa, candidatos já podem conferir o cronograma previsto. A divulgação do edital deve sair no dia 20 do próximo mês!
Entre os órgãos públicos que já aderiram ao Concurso Unificados estão diversos Ministérios como o da Saúde, Cultura e Povos Indígenas, além de Agências Nacionais e muito mais.
Concurso Nacional Unificado
Com o lançamento da plataforma, o governo quer evitar ações de criminosos que divulgavam links falsos de inscrição para a prova. Vale lembrar que as inscrições ainda não estão abertas!
Anunciado no mês passado, o Enem dos concursos quer tornar o acesso às vagas no serviço público mais democrático.
O CNU é um modelo bem parecido com o método de ingresso nas universidades e institutos públicos do Brasil.
“O objetivo é promover a igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos; de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público”, disse o comunicado no site.
A prova deve ser aplicada em 180 municípios do Brasil, aproximando o perfil dos aprovados ao perfil de toda a população.
Como escolher vaga
Com mais de 6 mil vagas sendo ofertadas, é importante saber como escolher sua vaga.
Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o candidato vai optar por um dos blocos das áreas de atuação governamental.
Depois da escolha, o participante indica o cargo ou carreira por ordem de preferência.
Além das provas objetivas comuns a todos os candidatos, os participantes realizam a prova específica do bloco de sua escolha.
Leia mais notícia boa
- Mais de 230 concursos abertos com 4 mil vagas e salários que chegam a R$ 35 mil
- Concursos policiais: mais de 8.200 vagas e salários de até R$ 18 mil
- Enem do concurso público terá unificação e mais de 6,5 mil vagas
Cronograma oficial
No site também já está disponível o cronograma oficial. Veja abaixo!
- até 22/11/2023 – contratação da banca
- 20/12/2023 – divulgação do edital
- fevereiro ou março/2024 – aplicação das provas
- até maio/2024 – resultado final da etapa unificada
- até julho/2024 – curso de formação, quando houver
- até agosto/2024 – posse dos aprovados

The Guardian diz que “Caribe de água doce” fica no Brasil; praias mais lindas do mundo
Cacau Show dá kits de chocolate para garotinho que viralizou com ovo de Páscoa minúsculo
Veja como tirar documentos digitais pelo celular, sem enfrentar filas, no Gov.br
Caramelo que vivia nas ruas de Fortaleza é adotado e se muda para a Suíça
Dólar derrete após cessar fogo no Irã; menor nível desde maio de 2024
Tratamento contra câncer de mama que não cai cabelo já está disponível no SUS
Escola inteira aprende língua de sinais para que aluno surdo nunca se sinta sozinho
Vídeo engraçado salvou padaria familiar quase falida; hoje tem fila de clientes na porta
Desconhecido tira o próprio o tênis, doa para corredor terminar maratona, e eles se reencontram; vídeo
Novidade no WhatsApp para evitar golpes: nome do usuário em vez do número do telefone
México copia o SUS do Brasil e anuncia sistema de saúde gratuito para todos