Mudanças na lei de cidadania portuguesa vai beneficiar brasileiros

O Parlamento de Portugal aprovou uma importante mudança na lei da cidadania portuguesa que vai agilizar o processo e beneficiar milhares de imigrantes brasileiros.
A principal alteração na legislação atual é no cálculo do tempo de residência necessário para que um imigrante possa solicitar a cidadania portuguesa. Antes, era preciso morar de forma legal no país por cinco anos para ser elegível ao pedido.
No entanto, esse período só era contado a partir da emissão da autorização de residência. Com a mudança na lei, o tempo de espera para a emissão da autorização será contabilizado como parte dos cinco anos exigidos para ter a cidadania.
A burocracia
A espera gera um problema para muitos brasileiros.
Devido ao acúmulo de pedidos, transição de órgãos de imigração e atrasos na análise dos processos, muitos esperavam dois anos ou mais pela autorização de residência oficial.
E durante esse tempo, apenas a autorização provisória, conhecida como manifestação de interesse, era válida.
Como vai funcionar
Se um brasileiro vai morar em Portugal, mas só recebe a autorização de residência daqui a dois anos, esse período de espera será considerado como parte dos cinco anos de residência exigidos.
Dessa forma, o candidato precisará de apenas mais três anos de residência para se tornar elegível para solicitar a cidadania.
Filhos e pais
Outra medida favorável aos brasileiros foi o reconhecimento dos filhos de pais ou mães portugueses também na idade adulta.
Antes, a lei só permitia que a filiação fosse reconhecida até aos 18 anos. Passando dessa ideia não era mais possível, o que mudou agora.
Ler mais notícia boa
- Veja o que muda no novo passaporte que começou a ser emitido no Brasil
- Portugal oferece emprego e moradia para médicos brasileiros. Salário R$ 15 mil
- Veja como usar notas do Enem no Brasil e exterior; oportunidades em Portugal
150 mil brasileiros estão aguardando
A decisão vai valer somente depois da sanção do presidente Marcelo Rebelo e a publicação no Diário da República, o que pode acontecer em breve.
Essa mudança é especialmente relevante para os mais de 150 mil brasileiros que atualmente estão aguardando a emissão de suas autorizações de residência.
Muitos deles têm sido prejudicados pelos atrasos no processo de regularização.
Com informações de O Globo.

Menina se encanta ao conhecer a Milena, da Turma da Mônica: “cor igual à sua”; vídeo
MEC Livros: nova plataforma para estudar inglês e espanhol de graça já está no ar
Idoso brasileiro bate recorde: recitou 247 dígitos do Pi em 1 minuto; supermemória
Tela Brasil: “Netflix” gratuita com filmes nacionais será lançada este mês
Menina de 10 anos mostra inglês fluente que aprendeu na 1ª escola bilíngue gratuita do NE; vídeo
Garoto que recebeu 1º salário e comprou comida para a mãe recebe várias notícias boas; vídeo
Menino internado desde que nasceu recebe alta aos 4 anos e é aplaudido no hospital: vídeo
De Bangu para Yale: brasileiro da favela consegue bolsa integral e emociona o Brasil; vídeo
Quem é a primeira mulher a assumir o comando da PM de Minas Gerais em 251 anos; vídeo
Confirmado: piso salarial dos professores será de R$ 5.130; MP aprovada no Senado
Passageiros correm atrás de ladrão e recuperam celular de jovem que estava no ônibus; vídeo
Fim da escala 6×1 é aprovada com folga na Câmara e vai para o Senado; veja quem votou contra