Foto de urso polar dormindo em iceberg ganha prêmio de melhor do ano. Veja outras

A comovente foto de um urso polar dormindo em um iceberg ganhou o prêmio máximo em um concurso mundial de fotografias de vida selvagem.
Tirada pelo fotógrafo britânico Nima Sarikhani, a imagem desbancou outras 50.000 inscrições no Prêmio Escolha Popular de Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano. Ao todo, 100 imagens foram premiadas e 25 delas ganharam uma exposição no Museu de História Natural em Londres.
“A imagem comovente e de tirar o fôlego de Nima permite-nos ver a beleza e a fragilidade do nosso planeta. A sua imagem instigante é um lembrete claro do vínculo integral entre um animal e seu habitat e serve como uma representação visual dos impactos prejudiciais do aquecimento climático e da perda do habitat”, disse Douglas Gurr, diretor do Museu.
Cama de gelo
Intitulada “Ice Bed” (cama de gelo, em português), a foto foi a campeã após votação popular. Ao todo, foram mais de 70 mil votantes.
Para conseguir a imagem, registrada no arquipélago de Svalbard – território norueguês – Nami demorou três dias até conseguir o clique perfeito.
A neblina era espessa e o fotógrafo estava num navio da expedição.
Quando viu o gelo marinho, Nami percebeu que havia algo em cima e caiu a ficha: era um urso polar!
Pouco antes da meia-noite, o jovem macho subiu no pequeno iceberg, “construiu” uma pequena moradia e lá se deitou para a foto que está correndo o mundo.
“Inspire esperança”
Para o fotógrafo, a foto pode inspirar esperança com relação à questão climática que o mundo atravessa.
“Esta fotografia despertou fortes emoções em muitos daqueles que a viram. Embora as alterações climáticas sejam o maior desafio que enfrentamos, espero que esta fotografia também inspire esperança; ainda há tempo para consertar a bagunça que causamos”, disse Nami.
Nima Sarikhani agradeceu bastante pelos votos que recebeu.
“Eu estou muito honrado por ter ganhado o prêmio People’s Choice deste ano para o WPY, o mais prestigiado concurso de fotografia de vida selvagem. “
Leia mais notícia boa
- Pesquisa no Google, com IA; Basta circular o objeto da foto com o dedo
- Fotógrafo faz ensaio de Natal com cães abandonados para incentivar a adoção
- Fotógrafa brasilefoto ira tira fotos lindas da aurora boreal na Islândia. Veja!
Outros vencedores
Além de Nami, outros 100 fotógrafos foram premiados.
Entre eles está Tzahi Finkelstein, com a foto de uma tartaruga dos Balcãs com uma libélula terrestre.
Entre outras fotos que também chamaram a atenção dos jurados uma é de Daniel Densescu.
A imagem mostra um grupo de estorninhos enquanto eles formavam um “desenho” colossal no céu.
O seio familiar da natureza também foi representado. Mark Boyd fotografou leoas cuidando de um dos cinco filhotes do bando em Maasai Mara, no Quênia.

Família inteira trabalha no mesmo voo: filha é piloto, pai é comandante e mãe é comissária
Recém-nascido fortinho agarra estetoscópio e diverte médico; vídeo
Arara bebe água no copo e encanta visitantes de chalé na Bahia; vídeo
30 anos sem Renato Russo: “Tempo Perdido” é a música mais tocada; veja o top 10
Vovô da roça leva almoço para neta médica no trabalho faz declaração de amor; vídeo
Mega-Sena acumula de novo e prêmio vai a R$ 150 milhões; veja as dezenas sorteadas
Menino de 10 anos da BA é aprovado em vestibular de engenharia em 3º lugar: superdotado
Lula anuncia perdão das dívidas dos MEIs e descontos de 90% para renegociação
Menino de 12 anos dá água de graça a desconhecido e ganha surpresa para toda a família; vídeo