EUA aprovam remédio antiobesidade para reduzir riscos cardíacos e AVC

-
Por Vitor Guerra
Imagem de capa para EUA aprovam remédio antiobesidade para reduzir riscos cardíacos e AVC
O remédio antiobesidade aprovado nos EUA protege contra doenças cardiovasculares, por exemplo. Foto: Michael Siluk/Getty Images.

Os Estados Unidos (EUA), acabaram de aprovar um novo remédio antiobesidade que reduz o risco de morte cardiovascular, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

O Wegovy é o primeiro medicamento para perda de peso, que também ajuda prevenir eventos cardiovasculares em adultos com doenças, obesidade ou sobrepeso. A nova droga deve ser usada com uma dieta com baixo índice de calorias.

Em testes antes da aprovação, o Wegovy se mostrou muito eficiente. Do total de participantes, 6,5% dos que receberam o medicamento apresentaram eventos adversos. No grupo dos que tomaram placebo, o número foi de 8%.

Pioneiro contra doenças

Os Estados Unidos já tem em seu roll de remédios outras drogas contra a obesidade, mas o Wegovy tem seu pioneirismo.

Segundo John Sharretts, diretor da Divisão de Diabetes, Distúrbios Lipídicos e Obesidade da FDA, o medicamento combate várias doenças ao mesmo tempo.

“Esta população de pacientes [com obesidade] apresenta maior risco de morte cardiovascular, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral. Fornecer uma opção de tratamento que comprovadamente reduz esse risco cardiovascular é um grande avanço para a saúde pública”, disse.

Nos EUA, a obesidade ou sobrepeso afetam aproximadamente 70% dos adultos americanos.

Eficácia comprovada

A eficácia e a segurança do Wegovy foram comprovadas em um ensaio duplo-cego multinacional.

O grupo era formado por mais de 17 mil participantes, que foram divididos entre um grupo que tomou o Wegovy, e outro que tomou o placebo.

Além disso, os doentes também receberam tratamento médico padrão, com controle da pressão arterial, colesterol e aconselhamento sobre uma vida mais saudável.

“Wegovy reduziu significativamente o risco de eventos cardiovasculares adversos importantes (morte cardiovascular, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral), que ocorreram em 6,5% dos participantes que receberam Wegovy em comparação com 8% dos participantes que receberam placebo”, disseram em comunicado.

Leia mais notícia boa

E no Brasil?

No Brasil o Wegovy foi aprovado no começo de 2023 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.

Apesar da autorização, o remédio ainda não está disponível no país.

Segundo órgãos competentes, a droga chegar as farmácias do Brasil ainda este ano.

Contra indicação

Apesar do benefício comprovado, o medicamento tem contra indicação.
Pacientes com histórico familiar ou pessoal de carcinoma medular da tiróide ou que tenham uma doença rara chamada síndrome de neoplasia endócrina múltipla do tipo 2 não podem tomar.

Além disso, pacientes submetidos ao medicamento têm que passar por monitoramento quanto a doenças renais, depressão e retinopatia diabética.

O medicamento já foi aprovado no Brasil, mas ainda não se encontra disponível nas farmácias. Foto: Amanda Andrade (Rhoades AP).

O medicamento já foi aprovado no Brasil, mas ainda não se encontra disponível nas farmácias. Foto: Amanda Andrade (Rhoades AP).