Fabiana Justus agradece a doador de medula 100% compatível; já fez a cirurgia

-
Por Karen Belém
Imagem de capa para Fabiana Justus agradece a doador de medula 100% compatível; já fez a cirurgia
Fabiana Justus compartilhou nas redes sociais emocionada a notícia de que realizou transplante de medula óssea. - Foto: reprodução/@fabianajustus

Que vitória! Fabiana Justus publicou nas redes sociais que recebeu a doação de medula óssea 100% compatível e já fez a cirurgia. Em uma carta aberta, ainda agradeceu à pessoa anônima que foi o doador.

A influencer precisava urgente do órgão porque luta contra um câncer de Leucemia Mieloide Aguda, diagnosticado em janeiro deste ano, aos 37 anos. Agora, ela espera pelos próximos passos do tratamento.

“Ainda não podemos nos conhecer e nem saber quem somos… mas eu já te considero TANTO! Você doou sua medula sem saber para quem. Sem pedir nada em troca. Um doador 100% compatível comigo… meu “gêmeo” de medula!”, escreveu.

Ele é estrangeiro 

Sobre o doador, Fabiana disse que as únicas informações que tem é que ele é estrangeiro e com a mesma faixa etária, em torno de 35 anos.

Não é dada mais informações porque existe o sigilo entre paciente e doador, que só pode ser “quebrado” depois de 1 ano e 6 meses do transplante.

“O meu doador é um homem e não é do Brasil. Daqui a um ano ou dois, vou poder mandar uma carta para ele. Quero muito conhecer esse ser humano de luz, uma alma boa. Sou muito grata a ele e a Deus”, compartilhou.

Leiz mais notícia boa 

Mais simples do que imaginava 

Nos stories, ela explicou como funciona e foi realizado o transplante.

“Diferente de outros transplantes, o transplante de medula óssea não tem fila. Ele depende do encontro de doadores compatíveis única e exclusivamente com CADA pessoa!”.

Ainda contou que o procedimento é mais simples do que ela pensava.

“Muita gente não sabia, nem eu também. É como se fosse uma transfusão de sangue mesmo. Vocês podem ver o saquinho, a medula está lá, as células estão lá. Entram pelo cateter e elas mesmas sabem o caminho para onde ir”.

Como ser doador 

Qualquer pessoa pode se cadastrar e se tornar um potencial doador e ajudar a dar uma nova chance de vida para quem precisa.

É só ir a um hemocentro, fazer um cadastro no Redome e coletar uma pequena amostra de sangue para a compatibilidade.

Você ainda precisa:

  • Ter entre 18 e 35 anos.
  • Estar com boa saúde.
  • Um documento de identificação oficial com foto.
  • Não ter nenhuma doença impeditiva para cadastro e doação de medula óssea (clique aqui e veja quais são).

Se um paciente precisar de um transplante compatível, você poderá ser chamado para realizar a doação.

Veja a carta que Fabiana escreveu completa: