Sai ranking dos 10 parques mais visitados do Brasil; recorde de público

-
Por Vitor Guerra
Imagem de capa para Sai ranking dos 10 parques mais visitados do Brasil; recorde de público
No ranking dos parques mais visitados do Brasil, o Parque Nacional da Tijuca foi o grande campeão. Foto: Paineiras Corcovado.

Saiu o ranking dos parques mais visitados no Brasil em 2023, e o grande vencedor foi o Parque Nacional da Tijuca, localizado no Rio de Janeiro (veja o Top 10 abaixo!)

O levantamento é do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra as áreas de conservação federais. No coração da cidade do Rio de Janeiro, o Parque da Tijuca continou como o grande líder de visitas, foram 4.464.257!

E há muito para se comemorar, foi a primeira vez que a unidade alcançou a marca histórica de mais de 4 milhões de visitas. Incrível!

O grande campeão

Não teve pra ninguém, o Parque Nacional da Tijuca arrebentou e teve mais de 3 milhões de visitas a mais do que o segundo colocado, o Parque Nacional do Iguaçu.

Segundo o analista ambiental Leonardo Freitas, da equipe de uso público do Parque Nacional da Tijuca, o aumento aconteceu de forma bem distribuída em todo o local.

A Floresta da Tijuca e o Parque Lage, lugares que fazem parte do complexo e não possuem cobrança de ingresso, receberam um aumento próximo de 30% a mais de visitantes que em 2022.

Já o Corcovado e a Vista Chinesa, aumentaram o público em 27% e 15%, respectivamente.

Top 10

Além do Parque Nacional da Tijuca, veja agora os 10 parques nacionais mais visitados em 2023. E aí, você já visitou algum deles?

  1. Parque Nacional da Tijuca – 4.464.257 visitantes
  2. Parque Nacional do Iguaçu – 1.800.225 visitantes
  3. Parque Nacional de Jericoacoara – 1.487.283
  4. Parque Nacional da Serra da Bocaina – 715.537
  5. Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha – 618.238
  6. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – 408.235
  7. Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal – 323.149
  8. Parque Nacional de Brasília – 300.603
  9. Parque Nacional de Ubajara – 210.898
  10. Parque Nacional da Serra dos Órgãos – 208.974

Leia mais notícia boa

Importância dos Parques

No Brasil, os Parques Nacionais ganham destaque como os principais destinos de visitantes nacionais e internacionais.

Juntos, respondem por 45% do total de visitação entre as diferentes modalidades de unidades de conservação federais do país.

Para o Coordenador de Estruturação da Visitação do ICMBio, Paulo Faria, os Parques Nacionais cumprem uma função importantíssima no país.

“Os Parques Nacionais protegem algumas das paisagens brasileiras mais importantes, sendo esperado que fossem a categoria mais visitada. Além disso, o desenvolvimento da interpretação ambiental, da recreação em contato com a natureza e do ecoturismo compõe alguns dos objetivos primários da categoria”, explicou.

A famosa Travessia Petrópolis-Teresópolis, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, é um grande atrativo. Foto: Ernesto V. Castro.

A famosa Travessia Petrópolis-Teresópolis, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, é um grande atrativo. Foto: Ernesto V. Castro.

A prática de voo livre no Parque Nacional da Tijuca atrai vários turistas. Foto: Leonardo Milano.

A prática de voo livre no Parque Nacional da Tijuca atrai vários turistas. Foto: Leonardo Milano.

Com informações de Governo Federal.